Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolândia

Covid-19: Sidrolândia registra cenário com 9 mortes em 8 dias; 313 casos em duas semanas e hospital lotado

Na véspera do início da campanha para a eleição suplementar em 11 de abril, Sidrolândia passa por um período crítico em relação a pandemia.

Flávio Paes/RN

14 de Março de 2021 - 19:53

Covid-19: Sidrolândia registra cenário com 9 mortes em 8 dias; 313 casos em duas semanas e hospital lotado
Enterro de vitimas da Covid-19 no cemitério São Sebastião. Foto: Divulgação

Na véspera do início da campanha para a eleição suplementar em 11 de abril, Sidrolândia passa por um período crítico em relação a pandemia. Nos últimos 8 dias, 9 pessoas morreram de Covid-19, sendo três óbitos de sexta-feira pra cá. Só na sexta-feira foram dois . Uma mulher de 69 anos, que estava internada no Hospital Regional e um idoso de 82 anos, morador do Distrito do Quebra Coco.

No sábado, morreu uma mulher de 72 anos. Entre essas 9 pessoas,  uma delas, relativamente jovem, fora do grupo de risco, o contador Odilon Pinto, de 41 anos, que morreu no último dia 9, após 6 dias de internação no Hospital Elmiria Silvério Barbosa.

Junto com o crescimento da letalidade, março trouxe  o aumento do  número de casos confirmados .Nas duas primeiras semanas do mês, 313 pessoas testaram positivo. É o pior cenário desde agosto, pico da pandemia na cidade  com 1.201 notificações.

Em 14 dias  já foram confirmados mais casos que a quantidade contabilizada em fevereiro (234) janeiro (193), dezembro (253); novembro (112); outubro (111) e setembro (218).

Mantidaa tendência atual vai ultrapassar os números de  julho, que com 568 casos, foi o segundo pior período até aqui.  O resultado deste mês é em parte decorrente da ampliação da testagem com a entrada em funcionamento do drive-thru montado em frente da UPA.

Há 353 pessoas em quarentena e outros 121 pacientea com o quadro clínico sob investigação.

A cidade, com 3.252 registros, se encaminha para ultrapassar Aquidauana (a 7ª colocada em número de casos) que tem 3.484 notificações.

Neste domingo, os 15 leitos da Ala Vermelha (Covid-19) do Hospital Elmiria Silvério Barbosa, estavam ocupados, com 11 pacientes testados positivos, três entubados. Naqueles casos mais graves, com evolução por exemplo, para insuficiência renal, os pacientes são encaminhados para Campo Grande.

 Entre os moradores de Sidrolândia  internados na Capital,  o analista judiciário Diógenes Ferracini Duarte, sob tratamento  no hospital da Cassems.

Covid-19: Sidrolândia registra cenário com 9 mortes em 8 dias; 313 casos em duas semanas e hospital lotado
O analista judiciário Diógenes Ferracini Duarte. Foto: Facebook

Ele teve que se submeter a ventilação não invasiva. Em postagens nas redes sociais, o servidor fez um apelo para as pessoas tomarem cuidados, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel.

“O vírus é letal para uns, ruidoso e devastador, pra outros uma simples gripe. Pois bem, todos estão sendo enfáticos na necessidade de máscaras, álcool em gel, distanciamento, lockdown e o escambau. Digo que somente o bom senso funciona”, destaca na postagem.

Covid-19: Sidrolândia registra cenário com 9 mortes em 8 dias; 313 casos em duas semanas e hospital lotado