Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Desenvolva seu inglês: dicas incríveis para praticar agora mesmo

Saber falar essa língua abre portas e traz vantagens tanto na esfera profissional como na acadêmica e, também, na pessoal.

Assessoria KNN

25 de Julho de 2022 - 09:28

Desenvolva seu inglês: dicas incríveis para praticar agora mesmo

Por incrível que pareça, o inglês não é a língua mais falada no mundo quando nos referimos aos falantes nativos — nesse quesito, os chineses saem na frente. Porém, atualmente estima-se que o número de pessoas que têm o idioma como segunda língua já ultrapassa o de quem a têm como língua materna.

Saber falar essa língua abre portas e traz vantagens tanto na esfera profissional como na acadêmica e, também, na pessoal. Para onde quer que você viaje, dominar o inglês já é garantia de uma experiência mais interessante.

Mas, a vergonha, o medo de falar em público e a falta de tempo não podem ser desculpas para deixar de investir em você mesmo. Uma das principais dicas para quem quer aprender inglês é trazer a língua o máximo possível para a sua rotina. Não sabe por onde começar a fazer isso? Então confira com a gente quatro importantes dicas!

Mas, por que estudar inglês?

Saiba a seguir três bons motivos para investir no aprendizado do idioma.

Enriquecimento acadêmico

Quem se dedica integralmente à vida acadêmica costuma ter um volume elevado de conteúdos para dar conta e a fluência no inglês pode significar uma grande economia de tempo (e dinheiro com traduções). Afinal, o inglês permite que você acesse pesquisas internacionais em primeira mão e, além disso, que consiga divulgar o seu próprio trabalho a esse mercado.

Porém, sem dúvidas, a principal vantagem nesse âmbito é a possibilidade de estudar fora.

Aperfeiçoamento profissional

Se você planeja chegar às áreas de gerência de alguma empresa (não importa o segmento) inevitavelmente precisará falar a língua universal das grandes corporações. É por meio do inglês que se negocia com o mercado internacional e, além disso, esse conhecimento possibilita que você se candidate também a vagas fora do Brasil.

Desenvolvimento pessoal

Dominar o idioma em que as maiores obras de entretenimento do mundo são criadas facilita a compreensão do conteúdo. Muito se perde com a tradução, como piadas ou expressões que não fazem tanto sentido culturalmente no Brasil. Ao saber falar inglês, sua forma de ver filmes e séries, ler livros e ouvir música pode mudar radicalmente.

As melhores dicas para aprender inglês

Agora que você já conhece sobre a importância do inglês, vamos conferir algumas dicas para melhorar sua aprendizagem.

Treine todas as habilidades

Ao se matricular em um curso de inglês, quatro principais habilidades costumam ser trabalhadas: escuta, leitura, fala e escrita. As duas primeiras são mais “passivas”, enquanto as duas últimas demandam um domínio maior da língua, pois exigem algum tipo de criação por parte do aluno.

No geral, a escrita e principalmente a fala são as habilidades em que os alunos se sentem mais inseguros — justamente por ser mais difícil treiná-las. Porém, quanto mais você lê e escuta em inglês, mais tem repertório do uso da língua nesses contextos para também criar com ela por conta própria.

Use o entretenimento a seu favor

Para treinar a leitura e a escuta em inglês, você pode usar o entretenimento a seu favor. Além dos grandes filmes e de séries mundialmente aclamadas, atualmente é ainda mais fácil acessar conteúdos americanos — e também de outros países que têm o inglês como primeira língua — por meio do YouTube e do Spotify, por exemplo.

Assim, é possível escolher dentre uma gama de conteúdos aqueles com os quais você realmente gosta e se identifica. Está procurando uma nova receita? Por que não procurar por um tutorial em inglês? Quer ler a review do novo filme do Tarantino? Experimente adotar a mesma estratégia!

Isso também vale para leituras. Que tal se desafiar a ler pelo menos dois livros em inglês por ano? Essa é uma forma, inclusive, de colocar o seu inglês em prática sem se dar conta disso. Você estará se divertindo — e, ali no fundo, também aprendendo.

Cerque-se do idioma sempre que possível

A imersão é uma das formas mais eficientes de aprender um idioma. Como o próprio nome sugere, isso acontece justamente por você estar cercado pela língua por todos os lados e praticamente ser obrigado a utilizá-la.

Não são raros os relatos de gente que viajou ao exterior sem dominar o inglês e acabou aprendendo em questão de meses pois precisava “se virar”. Porém, você não precisa sair do país para incluir o inglês na sua rotina.

Você pode começar com algo bem simples: alterando o idioma das suas redes sociais e dos seus dispositivos — como celular e computador. Outra estratégia é conversar com os amigos que também querem se aperfeiçoar na língua, ainda que por mensagem.

Crie uma rotina de estudos

Aprender de forma lúdica e assistindo a séries e filmes é muito legal, sem dúvidas. Mas se você quer acelerar o seu aprendizado, é importante criar uma rotina de estudos. Quantas horas por semana você pode dedicar a isso?

Criar um compromisso com você mesmo é a melhor forma de conseguir avaliar seus resultados posteriormente. Defina metas com relação ao seu aprendizado e trabalhe em prol disso.

Metodologia KNN Idiomas

Em 15 anos de mercado, a KNN já chegou a 16 estados e já impactou a vida de mais de 100 mil alunos. Desde 2004, oferecemos ensino de qualidade, de forma rápida e prática. Além disso, nossa metodologia foi criada especialmente para falantes nativos da língua portuguesa.

Com cursos desenvolvidos de acordo com a idade e com as necessidades dos alunos, certamente podemos ajudar no seu desenvolvimento como falante de inglês e na conquista dos seus principais objetivos com relação à língua.

Venha aprender inglês na KNN Idiomas!

📞Ligue: (67)9211-1753

📲Endereço: R. Rio Grande do Norte, 67 - Centro