Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Sidrolândia

'Drive-thru' de testagem gratuita para Covid-19 começa a funcionar segunda

Crislaine Jara/Região News

06 de Março de 2021 - 09:36

'Drive-thru' de testagem gratuita para Covid-19 começa a funcionar segunda
RT-PCR, analisa uma amostra coletada na narina e garganta para detectar a presença ou não do vírus. Foto: G1

A partir de segunda-feira (08) começa a testagem contra o novo coronavírus no esquema drive-thru que funcionará em frente da Unidade de Pronto Atendimento. Foi montada uma estrutura de tendas com expectativa de atender até 150 pessoas por dia. O funcionamento será de segunda a sábado, das 8h às 18h. A expectativa inicial é que os testes começassem a serem feitos neste sábado (06).

O local oferece, de forma gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, dois exames que identificam o novo coronavírus no organismo humano. O RT-PCR, que analisa uma amostra coletada na narina e garganta para detectar a presença ou não do vírus ativo no organismo, e o teste rápido, feito com uma gota de sangue.

O serviço funciona no formato drive-thru, em que a pessoa não precisa sair do veículo para ser testada e a estimativa é que 5 a 10 mil testes sejam realizados dentro de 90 dias. Os pacientes que passarem pela estrutura devem apresentar o Cartão do SUS ou CPF.

'Drive-thru' de testagem gratuita para Covid-19 começa a funcionar segunda
Tenda começou a ser montada na última quinta-feira. Foto: Crislaine Jara/Região News

Entretanto os testes não são exclusivamente para quem chega de carro ao local. Pessoas que forem a pé também podem ser atendidas, devendo aguardar na fila e respeitar o distanciamento.

O secretário de Saúde, Renato Couto esclareceu que a estrutura fixa de atendimento, localizada no prédio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) à Rua João Márcio Ferreira Terra, Bairro São Bento, permanecerá com as testagens dos pacientes que são agendados através das Unidades de Saúde dos Bairros e zona rural.