Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

EAD: o que é preciso saber antes de investir em um curso à distância

Neste conteúdo, procuramos esclarecer os pontos que mais despertam dúvidas sobre os cursos EAD.

Assessoria de Comunicação

22 de Abril de 2022 - 07:57

EAD: o que é preciso saber antes de investir em um curso à distância
Foto: Divulgação

Especialmente depois da pandemia de Covid-19, os cursos EAD (Ensino à Distância), que já vinham ganhando espaço, se estabeleceram como uma das principais formas de ensino para todos os níveis educacionais.

Assim, mesmo com a retomada das atividades presenciais, muitos cursos continuam sendo ofertados em formato EAD, o que traz diversos benefícios, tanto para os estudantes como para as instituições de ensino.

Neste conteúdo, procuramos esclarecer os pontos que mais despertam dúvidas sobre os cursos EAD. Confira e entenda se essa modalidade de ensino pode te ajudar a continuar os estudos para conseguir melhores oportunidades profissionais!

Cursos EAD: como funcionam?

Os cursos EAD existem há muito tempo. Porém, devido às limitações tecnológicas, antigamente eles funcionavam por correspondência. Contudo, especialmente a partir dos anos 2010, graças à ampliação do acesso à Internet, as instituições de ensino passaram a contar com ferramentas mais modernas para facilitar o acesso dos alunos aos conteúdos ministrados.

A facilitação do acesso à web, combinada com o avanço no desenvolvimento de sistemas de gestão, softwares de ensino e plataformas de hospedagem, contribuiu para que hoje os cursos EAD ofereçam a mesma qualidade que os presenciais.

Com isso, e especialmente após o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19, as plataformas de ensino à distância, se estabeleceram como uma forma eficiente e amplamente aceita de oferecer cursos e treinamentos para formação profissional e acadêmica.

Assim, com o apoio das plataformas de ensino, é possível coordenar o acesso à videoaulas, materiais didáticos e avaliações para que todo o conteúdo possa ser compreendido pelos alunos com a mesma profundidade, porém, de forma online.

EAD: quais são as vantagens?

Com as facilidades proporcionadas pelo avanço tecnológico, os cursos EAD oferecem algumas vantagens importantes, como:

  • mais flexibilidade para organizar horários ― com as aulas gravadas os alunos decidem quando assistir;
  • menor custo comparado à maior parte dos cursos e Graduações presenciais ― cursos EAD não necessitam de custos com espaço físico, limpeza e manutenção, sendo, normalmente, mais baratos que os presenciais;
  • possibilidade de conciliar os estudos com o trabalho ― com a flexibilidade de horários, conciliar a rotina profissional com a de estudos se torna muito mais fácil;
  • economia de tempo com deslocamentos ― nos cursos EAD não é necessário que o aluno se desloque para assistir às aulas, basta estar em local com acesso à Internet; 
  • maior autonomia ― a necessidade de organizar os próprios horários para se manter em dia com o conteúdo do curso incentiva o exercício da autonomia;
  • metodologia de ensino diversificada ― para obter um melhor aproveitamento das videoaulas e dos conteúdos online, os cursos EAD utilizam metodologia diversificada de ensino, favorecendo a fixação do conhecimento;
  • variedade de cursos e faculdades ― quando tratamos de EAD, a barreira geográfica deixa de existir, permitindo que estudantes escolham cursos de qualquer parte do país.

Educação à distância: vale a pena investir?

Investir nos estudos e na nossa formação profissional é sempre uma boa ideia, pois é o caminho mais certo para conseguir melhores oportunidades profissionais e um crescimento na carreira.

Contudo, quando tratamos de cursos EAD, muitas dúvidas são levantadas sobre se vale ou não a pena investir em um curso à distância. 

De fato, antigamente essa seria uma dúvida justa e procedente. No entanto, como apresentado ao longo deste conteúdo, hoje, o avanço tecnológico ajudou a superar as limitações que antigamente o EAD enfrentava.

Assim, atualmente, é possível encontrar cursos EAD de excelente qualidade em todas as áreas profissionais. Jovens e adultos de diversas idades podem se beneficiar de cursos profissionalizantes, técnicos, graduaçõespós-graduações EAD.

Para evitar cursos de qualidade inferior ou sem respaldo do mercado profissional, basta seguir algumas recomendações simples, como verificar a reputação da instituição e dar preferência às reconhecidas por órgãos reguladores como o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias de Educação.Então, se você está se preparando para continuar os estudos e vê no EAD a possibilidade de conciliar as responsabilidades que já têm com o seu desenvolvimento profissional, não deixe de conferir os cursos técnicosgraduaçõespós-graduações oferecidas pela UNIASSELVI, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil!

📞 Ligue: (67) 9 9876-7273

📬 Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas