Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Educação adia para 21 de junho volta às aulas presenciais que terá menos de 30% dos alunos

Só voltarão a sala de aula, em semanas alternadas, os 2.314 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Flávio Paes/Região News

25 de Maio de 2021 - 08:45

Educação adia para 21 de junho volta às aulas presenciais que terá menos de 30% dos alunos
Só voltarão a sala de aula, em semanas alternadas, os 2.314 alunos do 6º ao 9º ano. Foto: Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Educação de Sidrolândia, adiou do dia 15 para o próximo dia 21 de junho, o início das aulas presenciais, em regime híbrido. Só voltarão a sala de aula, em semanas alternadas, os 2.314 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sendo 1.454 da área urbana, 684 da zona rural e 176 indígenas. Este contingente representa menos de 30% (aproximadamente 28%) do total de matriculados, mais de 8 mil estudantes, abrangendo os da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que continuarão apenas com atividades remotas.

Como os alunos serão divididos em duas turmas, com semanas alternadas de ida à escola, com isto na prática, diariamente as escolas só receberão 1.157 estudantes. Uma turma terá aulas presenciais na primeira e terceira semana do mês; enquanto a outra, na segunda e na quarta semana do mês.

Com este contingente a secretária de Educação, Maristela Stefanello, acredita que seja possível aplicar o plano de biossegurança, que abrange desde a aferição da temperatura corporal na entrada, uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento de um metro entre uma carteira e outra. Para evitar aglomerações, não haverá o intervalo do recreio. A volta das aulas presenciais está condicionada ainda a que Sidrolândia continue na bandeira laranja ou evolua para a amarela, o que indica baixo risco de transmissão do novo coronavírus.

Estratégia

Os alunos do 6º ao 9º ano de 4 escolas em reforma iniciarão as aulas presenciais na Escola Porfiria do Nascimento e serão remanejados para um Centros Municipal de Educação Infantil mais próximo da unidade em que estão matriculados.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maristela Stefanello, os alunos da Escola Pedro Aleixo serão realocados para a Escola Porfiria do Nascimento, que fica no Bairro São Bento. Como as duas escolas ficam distantes uma da outra, os alunos terão transporte escolar para os deslocamentos na entrada e saída das aulas. Como as crianças do 1º ao 5⁹ ano continuarão apenas estudando de forma remota, o Porfiria vai absorver sem problema as turmas do Pedro Aleixo.

O mesmo raciocínio se aplica as creches que não receberão neste primeiro semestre letivo as crianças de até 3 anos de idade da Educação Infantil, por isto poderão receber os alunos do 6º ao 9º. Os alunos da escola Valério Carlos da Costa vão estudar no CMEI Lar da Criança. Os da Escola Olinda Brito de Souza, no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Demétria. Quem está matriculado na Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira, vai para o CMEI Inês Nunes dos Santos.