Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Educação restringe volta às aulas presenciais a estudantes do 6º ao 9º ano

Optou-se por manter apenas nas atividades escolares remotas, as classes do 1⁰ ao 5⁰ ano por abrangerem turmas com crianças a partir de 6 anos.

Flávio Paes/Região News

20 de Maio de 2021 - 09:32

Educação restringe volta às aulas presenciais a estudantes do 6º ao 9º ano
Cada aluno receberá três máscaras e os professores usarão protetores faciais. Foto: Jovem Pan

A Secretaria Municipal de Educação de Sidrolândia, em comum acordo com o Ministério Público, decidiu restringir aos alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental, a volta às aulas presenciais a partir do próximo dia 15 de junho.

Optou-se por manter apenas nas atividades escolares remotas, as classes do 1⁰ ao 5⁰ ano por abrangerem turmas com crianças a partir de 6 anos de idade que nem sempre seguiriam as recomendações do protocolo de biossegurança, como uso de máscaras, manter o distanciamento social.

Confesso que resolvemos não voltar com as aulas presenciais para este grupo de alunos por cautela, temor de que não conseguiríamos convencê-los a seguir as recomendações. Se para adulto, não é fácil ficar 4 horas com máscara, imagina uma criança. É bom lembrar que não haverá os intervalos para o recreio, exatamente para evitar aglomerações, os contatos físicos das brincadeiras", explica.

O plano de biossegurança prevê distanciamento de um metro entre as carteiras; veta o compartilhamento de copos para tomar água. As turmas serão divididas de modo que só 50% dos alunos estejam presentes. Um grupo terá aulas presenciais na 1ª e 3ª semana e o outro, na 2ª e 4ª.

Foi abandonada a ideia inicial de um grupo ter aulas as segundas e quartas e o outro, as terças e quintas, ficando as sextas-feiras para as atividades remotas. Uma das razões da mudança de sistemática é que os alunos não teriam aulas presenciais daquelas disciplinas com carga horária de uma aula por semana que fossem ministradas só as sextas-feiras.

Professores, servidores administrativos e o pessoal responsável pela manipulação dos alimentos da merenda escolar, passaram por treinamento. A Prefeitura adquiriu equipamentos de segurança pessoal para os servidores, cada aluno receberá três máscaras. Os professores usarão protetores faciais.