Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 3 de Dezembro de 2024

Sidrolândia

Em nota, Ministério Público explica 2ª fase da Operação 'Tromper'

`Tromperà, verbo que dá nome à operação, traduz-se da língua francesa como ‘enganar’.

Paulo Francis/Campo Grande News

21 de Julho de 2023 - 10:13

Em nota, Ministério Público explica 2ª fase da Operação 'Tromper'
Policiais do Gaeco chegando no paço municipal de Sidrolândia, Foto: Lucas Martins/Região News.

A Assessoria de Imprensa do Ministério Público divulgou nota oficial sobre a 2ª fase da Operação Tromper em Sidrolândia. Foram cumpridos 4 mandados de prisão e 5 de busca e apreensão no Paço Municipal e na casa dos envolvidos. Já foi confirmada a condução até a Delegacia de Polícia, onde prestam depoimento, do servidor Thiago Basso e dos empresários Roberto Valençuela e Ueverton Silva Macedo.

Eles são suspeitos de integrarem um esquema de sonegação fiscal, peculato, associação criminosa e fraudes em licitações na administração municipal que favoreceram as empresas Rocamora Serviços de Escritórios, R&C Comércio Serviços e Manutenção Ltda, Evertom Lucero e 3M produtos.

As prisões resultam da segunda fase da Operação Tromper, iniciada em maio deste ano pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Além delas, agentes da polícia fizeram apreensões de documentos em setores da prefeitura e seguem no local analisando outros.

Segundo a nota do Gaeco, “o desdobramento das investigações, depois da primeira fase da Operação “Tromper”, identificou o efetivo conluio entre empresas que participaram de licitações e firmaram contratos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, que somados chegam a valores milionários.

Também se apurou a existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e desvio de dinheiro público, bem como o pagamento de propina a agentes públicos, inclusive em troca do compartilhamento de informações privilegiadas da administração pública.

"Tromper", verbo que dá nome à operação, traduz-se da língua francesa como ‘enganar’.