Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Estado confirma que em Sidrolândia gás natural será distribuído em caminhões para postos e cidades próximas

A previsão inicial é que a implantação do ramal do gás, partindo de Campo Grande, comece em 2025 para funcionar em 2026.

Flávio Paes/Região News

29 de Junho de 2021 - 15:14

Estado confirma que em Sidrolândia gás natural será distribuído em caminhões para postos e cidades próximas
Reunião nesta segunda-feira na Semagro discutindo detalhes. Foto: Divulgação

A MS-Gás, provavelmente a partir de 2026 terá uma subestação de gás natural que inicialmente atenderá a JBS, mas vai estar disponível para postos de combustíveis e cidades vizinhas transportados por caminhões até que seja instalada a rede coletadora. A previsão inicial é que a implantação do ramal do gás, partindo de Campo Grande, comece em 2025 para funcionar em 2026. O projeto prevê a extensão do ramal até Dourados, passando por Maracaju.

Nesta segunda-feira a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, se reuniu na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) discutindo detalhes do projeto com o secretário Jaime Verruck, da equipe técnica da Semagro, secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel; o diretor presidente da MS Gás, Rui Pires dos Santos; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa e o deputado estadual Gerson Claro.

“Comunicamos que a MS Gás vai construir um gasoduto ligando Campo Grande a Sidrolândia. Esse projeto integra o ramal Campo Grande-Dourados, na fase 1 vamos fazer até Sidrolândia. A cidade já tem a demanda levantada, a indústria será atendida e também todo comércio. Mostramos à prefeita o quanto Sidrolândia ganha em termos de desenvolvimento, ao ter mais uma opção disponível de energia. O que precisamos agora é de uma área de 10 mil metros quadrados para instalar a subestação. A partir daí o gás pode ser transportado em caminhão às cidades próximas, ou mesmo aos postos de combustíveis de Sidrolândia, até que se implante a rede de abastecimento”, explicou Verruck.

O gás é visto como importante fator de desenvolvimento dentro da estratégia do governo do Estado de fomentar a indústria no interior do Estado. A ideia é levar o combustível às regiões Sul e Norte, que estão fora do traçado do gasoduto, para tanto implantando ramais ou fazendo o transporte em caminhões. O primeiro passo é levar o gasoduto até Sidrolândia para, numa segunda fase, chegar a Dourados passando por Maracaju e Rio Brilhante. Em cada uma dessas cidades será construída uma subestação que suportará a conexão de outros ramais servindo as cidades do entorno.

“A prefeita vai nos apresentar alternativas de área para sediar a subestação, a MS Gás fará a avaliação, já temos o projeto básico, o próximo passo é concluir o projeto executivo e começar a execução. Está totalmente aprovada, muito brevemente teremos o gás chegando a Sidrolândia”, completou.

O secretário também apresentou à prefeita Vanda Camilo algumas expansões industriais que estão ocorrendo em Sidrolândia, o que potencializa ainda mais o investimento da MS Gás, e ressaltou a importância de a Prefeitura incorporar o gasoduto em sua estratégia de atração de novos investimentos, tanto para o comércio, quanto à indústria, bem como para abastecimento de veículos e uso residencial.