Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Fazenda Recanto terá ‘teste drive’ com colheitadeira da Fendt, de última geração

O equipamento chegou à Fazenda Recanto, onde a máquina fará operações demonstrativas durante o período de colheita.

Flávio Paes/Região News

29 de Dezembro de 2019 - 21:52

Fazenda Recanto terá ‘teste drive’ com colheitadeira da Fendt, de última geração

Os produtores de Sidrolândia e região terão oportunidade de conhecer de perto uma colheitadeira de alta tecnologia desenvolvida pela montadora alemã Fendt, para aplicação específica em terras brasileiras. O equipamento chegou à Fazenda Recanto, onde a máquina fará operações demonstrativas durante o período de colheita.

A colheitadeira possui um sistema de sensores e câmeras que fornece dados ao operador em tempo real. Conectado a um tablet, o recurso permite controlar de fora da cabine o tipo de colheita que será realizada.

A proposta é que o operador não fique apenas focado nas questões operacionais e em todos os ajustes necessários para uma colheita efetiva. O operador passará a cumprir um papel gerencial, antecipando uma representação do futuro da agricultura.

A Fendt IDEAL também traz dois sistemas novos de tração. Um deles, o TrakRide auxilia na diminuição da compactação e na colheita em terrenos dobrados. A utilização de esteiras foi pensada no desenvolvimento do projeto, nascendo junto com a colhedora e não simplesmente sendo adaptada ao seu uso.

Elas entregam duas grandes soluções: menos compactação e maior capacidade de tração. A grande vantagem é que a área de contato com o solo é de até 2,9m². Se compararmos, isso equivale à área de contato de oito pneus. Essa tecnologia proporciona até 70% menos compactação, um grande benefício para quem faz o plantio direto.

Fazenda Recanto terá ‘teste drive’ com colheitadeira da Fendt, de última geração

Entre outras inovações, a Fendt IDEAL tem um sistema único de distribuição uniforme da palhada. Ele consegue cobrir, de forma homogênea e com perfeição, todos os modelos de plataformas Fendt. O modelo traz com exclusividade os rotores axiais Helix Rotors, os mais longos do mercado, 4,84m, que possuem design projetado para obter uma trilha suave com o máximo de qualidade grãos, palhas inteiras e eficiência em consumo de potência.

O sistema de manuseio e armazenamento de grãos tem capacidade de até 220 sacos e realiza a descarga de grãos em 82 segundos. Esse conjunto proporciona mais de 20% em ganhos de eficiência para a performance da colheitadeira IDEAL.

Investimento

A vinda da Fendt ao Brasil faz parte de um plano de expansão global da marca, que nos últimos dois anos chegou aos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Ásia. A estratégia é, aos poucos, avançar para outros estados e também outros países da América do Sul. A meta da empresa é vender 20 mil tratores em 2020.

O grupo AGCO está presente em 150 países e tem mais de 20 mil funcionários. Possui 4,2 mil concessionárias, 600 delas na América do Sul. No ano passado, a companhia faturou R$ 9,4 bilhões.

Já presente no Brasil com as marcas de tratores Valtra e Massey Ferguson, o grupo AGCO traz ao país a linha de máquinas agrícolas de tecnologia de ponta alemã Fendt.

Com um investimento de R$ 150 milhões em 2 anos, a empresa instalou escritório, centro comercial e estoque de peças na BR 163 em Sorriso, no Mato Grosso, principal estado produtor de soja. Um grupo de empresários já está em tratativas para instalar uma revenda em Sidrolândia. Na última exposição agropecuária foi apresentada a aquisição de um produtor da região, que comprou um trator da montadora alemã.