Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Formar equipe médica é o primeiro desafio, admite secretário de Saúde

Flávio Paes/Região News

03 de Janeiro de 2021 - 20:24

Formar equipe médica é o primeiro desafio, admite secretário de Saúde
Prefeita interina Vanda Camilo e novo secretário de Saúde, Renato Couto. Foto: Marcos Tomé/RN

Com experiência na rede pública, nos últimos 11 anos como diretor clínico do Hospital Elmiria Silvério Barbosa, o novo secretário de Saúde, Renato Couto, já sabe exatamente o seu primeiro desafio no cargo: preencher as 5 vagas de médico que tiveram os contratos encerrados no último dia 31. São clínicos gerais que atuam nas unidades básicas de saúde da família que estavam de recesso desde o dia 21 e voltam a funcionar nesta segunda-feira.

Renato ocupará o cargo por indicação direta da prefeita Vanda Camilo, sem influência dos partidos políticos da base da administração em exercício. Além de remontar as equipes das UBSF, o novo secretário tem o desafio de credenciar plantonistas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e especialistas que atuam no Centro de Especialidades Médicas, outra estrutura da rede pública reaberta a partir desta semana.

O secretário vê como desafio mais a médio prazo atrair profissionais necessários para o hospital voltar a fazer cesáreas, abrangendo anestesista, pediatra e obstetra. A dificuldade de contratar pediatras não é específica de Sidrolândia, mas de todo o país, por causa da carência no mercado de profissionais desta especialidade.