Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Inverno começa nesta terça com expectativa de poucas chuvas e tempo seco

A temperatura pode chegar aos 34ºC em Sidrolândia nesta terça-feira. Há previsão do aumento de nuvens com possibilidade de chuva isolada.

Redação/Região News

21 de Junho de 2022 - 08:34

Inverno começa nesta terça com expectativa de poucas chuvas e tempo seco
A temperatura pode chegar aos 34ºC em Sidrolândia nesta terça-feira. Foto: Arquivo/RN

A estação mais fria do ano começou. Nesta terça-feira (21), às 06h14, teve início oficialmente o inverno, período que segue até o dia 22 de setembro. Apesar da expectativa de dias mais gelados, a previsão é que o inverno em 2022 tenha índices menores de chuva e queda na umidade relativa do ar.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), a média climatológica para o trimestre de julho, agosto e setembro, mostra que as chuvas vão variar entre 50 a 300 mm em grande parte do Estado. Nas regiões do Bolsão e Pantanal a variação será de 50 a 100 (mm) e no Cone-Sul de 200 a 300 (mm).

A previsão também indica a continuidade da La Ninã neste período, o que provavelmente vai influenciar nas condições do tempo, podendo favorecer um inverno mais rigoroso do que o normal, em função da incursão mais frequentes de massas de ar fria.

A temperatura pode chegar aos 34ºC em Sidrolândia nesta terça-feira. Há previsão do aumento de nuvens com possibilidade de chuva isolada. A mínima é de 18ºC. Nesta quarta-feira, as temperaturas variam entre máxima de 34ºC e mínima de 20ºC. A umidade relativa do ar fica baixa, entre 70% e 25%. Não chove.

Nos próximos sete dias não há previsão de chuvas e nem queda significativa da temperatura. A tendência é a aproximação da nova frente fria somente em 29 e 30 de junho.

Tempo Seco

O tempo seco é extremamente comum no inverno, uma vez que as chuvas são escassas. A seca e a oscilação de temperatura favorecem o surgimento de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde é entre 50% e 80%. No entanto, em vários municípios do estado, é comum registros de índices de umidade abaixo de 30% nessa época do ano.

Dicas para enfrentar o tempo seco

• Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.

• Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente, uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.

• Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.

• Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.

• Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.

• Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.

• Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.

• Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

• O uso de máscaras pode ajudar a controlar a inalação de fuligem.