Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

IV Seminário Nacional AutismoS da UNIASSELVI acontece terça-feira

Evento será online, gratuito, certificado e em parceria com o Instituto de Apoio Educacional AutismoS e ONDA-Autismo

Assessoria de Comunicação

02 de Abril de 2022 - 08:42

IV Seminário Nacional AutismoS da UNIASSELVI acontece terça-feira

A quarta edição do Seminário Nacional AustismoS Presente, da UNIASSELVI, tem como tema TEA (Transtorno do Espectro Autista) & Comorbidades. O encontro online acontece a partir das 14h30min de terça-feira (5), por meio do canal da Instituição no YouTube. É gratuito, aberto a comunidade, não necessita de inscrição e concede certificação de três horas. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto de Apoio Educacional AutismoS e ONDA-Autismo.   

O evento contará com salas simultâneas e terá no final da programação a palestra da Dra. Déborah Kerches, Neuropediatra especialista em TEA, Mestranda em Análise do Comportamento pela PUC-SP e integra o Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo. Ela abordará a temática proposta no Seminário deste ano, TEA & Comorbidades

A Professora e Gestora Acadêmica da UNIASSELVI, Neuzi Schotten, destaca que pode participar quem tiver interesse sobre o assunto: 

“É destinado a todos que desejam ter informações sobre o TEA e suas comorbidades e também para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos. Profissionais da Educação, da Saúde, dos setores de recursos humanos das empresas, pessoas autistas, pais e mães e todos que entendem que o conhecimento gera a inclusão estão convidados a participarem.” 

Sobre a palestrante 

A palestra será apresentada por Deborah Kerches, Neuropediatra especialista em TEA; autora do livro Best-Seller Compreender e acolher Transtorno do Espectro Autista na infância e adolescência; conselheira profissional da ONDA-Autismo; mestranda em Análise do Comportamento pela PUC-SP; coordenadora e professora de Pós-graduações do CBI of Miami. 

Além disso, é madrinha do Projeto Social Capacitar para Cuidar em Angola; membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria; da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI); da Academia Brasileira de Neurologia; da Associação Francesa La cause des bébés e da Sociedade Brasileira de Cefaleia. É administradora do perfil @dradeborahkerches, no Instagram, onde publica conteúdos sobre TEA, neurologia e saúde mental infantojuvenil. 

Instituto de Apoio Educacional AutismoS 

Criado 2005, o Instituto de Apoio Educacional AutismoS tem como foco promover projetos voltados à formação, à sensibilização e à conscientização do TEA. É formado por voluntárias que buscam derrubar mitos e defender a educação escolar ampla, afetiva e inclusiva para todas as pessoas autistas. 

ONDA-Autismo   

A ONDA-Autismo é uma Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas. É uma entidade de caráter social, que tem como principal objetivo o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. Para isso, defende os direitos previstos na Lei nº 12.764/2012, bem como proporcionar mais segurança e bem-estar às pessoas autistas. 

Programação completa 

14h30min – Abertura 

14h45min - Sala 1 – AutismoS Presente | Venha construir um mundo mais inclusivo com a gente – Profa. Neuzi Schotten – UNIASSELVI 

Sala 2 – Afinal, o que é TEA? Dúvidas frequentes | Voluntários(as) do Instituto AutismoS e ONDA Autismo 

Sala 3 – Programa Acolhimento: TEAcolher grupo de Mães e Mulheres | ONDA Autismo 

Sala 4 – Autistas e os espaços escolares adaptados | Profa. Ana Flávia T.M. Oliveira - Universidade Federal de Goiás   

15h30min – Movimentação de troca de salas 

15h45min - Sala 1 – TEA & TEACCH | Dra Viviane de Leon – Dra. em Psicologia - Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo 

Sala 2 – Depoimento: TEA & TDAH | Tábata Cristine - Conselho de Autistas da ONDA-Autismo | @tabata_meumundoatipico 

Sala 3 – Depoimento TEA & X-Frágil | João Vitor Ferreira – Acadêmico de Fisioterapia da Uniasselvi e Formador do Instituto AutismoS 

Sala 4 – Afinal, o que é TEA? Dúvidas frequentes | Instituto Neurodiversidade    

16h30min – Movimentação para a Sala 1 

16h40minPalestra TEA & Comorbidades | Dra. Déborah Kerches – Neuropediatra, Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo 

17h30min – Encerramento.

Relacionadas