Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

JBS vai recrutar 130 trabalhadores temporários em Capital para suprir falta de mão de obra em Sidrolândia

Já está programada o fretamento de ônibus do Vacaria que vai fazer o transporte diário deste pessoal.

Flávio Paes/Região News

02 de Agosto de 2020 - 21:40

JBS vai recrutar 130 trabalhadores temporários em Capital para suprir falta de mão de obra em Sidrolândia

Depois das tentativas frustradas de recrutar mão de obra nos assentamentos de Sidrolândia e até em Dois Irmãos do Buriti, a unidade da JBS planeja contratar 130 trabalhadores residentes em Campo Grande para contratos temporários de 90 dias (prorrogáveis por mais 90).

Já está programada o fretamento de ônibus do Vacaria que vai fazer o transporte diário deste pessoal. Eles vão substituir os funcionários de quarentena (eram 122 na semana passada), os do grupo de risco e a mão de obra indígena.

No Distrito do Capão Seco onde só 21 das 88 vagas oferecidas foram preenchidas, pelo menos seis recém-contratados desistiram do emprego e só restaram 16. Em Dois Irmãos do Buriti, onde também vem sendo feito recrutamento, inicialmente a oferta de trabalho em Sidrolândia atraiu gente suficiente para lotar dois ônibus.

Com as desistências e o afastamento de quem teve de ficar em quarentena por que tiveram sintomas ou até contraíram o novo coronavírus, só um ônibus faz o trajeto diário entre as duas cidades trazendo trabalhadores. Até a semana passada Dois Irmãos tinha registrado 26 casos de Covid-19 e 13 suspeitos, a maioria trabalhadores da JBS ou familiares deles.

Na avaliação do vice-presidente do Sindaves, Sérgio Bolzan, o contrato provisório, com vinculo a uma empresa terceirizada, acaba dificultando as contratações. Os temporários não têm direito a aviso prévio, não recebem a multa de 40% do FGTS em caso de demissão, nem o seguro-desemprego.

Só vão trabalhar no máximo 6 meses. Estas vagas temporárias ajudaram Sidrolândia a fechar o mês de junho, mesmo em meio a pandemia, com 279 novos empregos (452 contratações e 173 demissões). No acumulado do semestre foram abertas 320 vagas (1.764 contratações e 1.444 dispensas).