Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 7 de Maio de 2024

Sidrolândia

Mesmo com pandemia, cemitério deve receber 15 mil pessoas no Dia de Finados

Flávio Paes/Região News

01 de Novembro de 2020 - 19:20

Mesmo com pandemia, cemitério deve receber 15 mil pessoas no Dia de Finados
15 mil pessoas devem passar nesta segunda-feira, Dia de Finados, pelo Cemitério São Sebastião em Sidrolândia. Foto: Marcos Tomé/Região News

Um público estimado em 15 mil pessoas deve passar nesta segunda-feira, Dia de Finados, pelo Cemitério São Sebastião em Sidrolândia, para visitar os túmulos dos seus entes queridos que ali estão sepultados. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que com a pandemia, os visitantes devem usar máscaras, manter o distanciamento social, evitando aglomerações e de preferência levar um frasco de álcool em gel para fazer a higienização das mãos.

Neste domingo, Dia de Todos os Santos, o casal Aurélio Firmino, 60 anos e Edilsa Aguillera Ventura, 50 anos, pelo 17º ano consecutivo cumpriu uma rotina. Instalar a banca em frente do cemitério para venda de velas, flores artificiais, gerando um movimento que garante aos dois uma renda bruta de até R$ 5 mil. Aurélio faz fretes para Campo Grande, enquanto a mulher é responsável por uma loja de material de construção no Bairro Pé Cedro, onde moram.

Mesmo com pandemia, cemitério deve receber 15 mil pessoas no Dia de Finados
Casal Aurélio Firmino, 60 anos e Edilsa Aguillera Ventura, 50 anos. Foto: Marcos Tomé/Região News

Dona Edilsa ainda guarda o luto pela morte da mãe, dona Eulalia Barreto, a quem sepultou na última quinta-feira, embaixo de chuva. Aos 72 anos, muito ativa, ela sempre ajudou a filha e o genro nesta atividade anual que garante a família uma renda extra.

Mesmo com pandemia, cemitério deve receber 15 mil pessoas no Dia de Finados
Dona Eulalia Barreto. Foto: Arquivo Pessoal

Diagnosticada há 3 meses com câncer de estômago, a doença evoluiu rapidamente e a levou a morte. “Não tinha sintomas, mas sentia nojo de qualquer alimento, daí ter emagrecido na mesma proporção do desaparecimento do seu apetite”, conta ainda muito abalada.

Recomendação 

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu decreto com regras para o funcionamento dos cemitérios que deverão controlar o fluxo de pessoas para adentrar ao local. Para isto, sugere-se a criação de barreiras físicas na entrada; respeito ao distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas, com demarcações no piso para delimitação do espaço físico, especialmente quando houver formação de filas.

Pontos de descontaminação deverão ser instalados nos locais contendo álcool em gel tanto na entrada quanto em pontos estratégicos. A higienização dos locais de uso comum deverá ser intensificada, sendo que a desinfecção deverá ser feita com produtos à base de cloro, como o hipoclorito de sódio, álcool líquido a 70% ou outro produto desinfetante, desde que regularizado perante a Anvisa.

Caso haja equipamentos de uso coletivo, como bebedouros, recomenda-se que se mantenha dispositivo de papel toalha próximo para que seja evitado contato direto com a superfície. Após o uso, descartar o papel toalha em coletor de resíduos com acionamento sem contato manual e proceder à higienização das mãos.

No caso de uso de bebedouros de pressão, os locais deverão observar os seguintes critérios: lacrar as torneiras a jato que permitem a ingestão de água diretamente dos bebedouros, de forma que se evite o contato da boca do usuário com o equipamento; garantir que o usuário não beba água diretamente do bebedouro, para evitar contato da boca com a haste (torneira); caso não seja possível lacrar ou remover as torneiras, o local deverá substituído por equipamentos que possibilite a retirada de águas apenas com copos descartáveis ou recipientes individuais; a utilização de utensílios permanentes (canecas, copos e etc.) deverão ser higienizados rigorosamente; e todos os bebedouros deverão ser frequentemente higienizados. Sanitários também deverão ter a higienização redobrada.

Os locais deverão intensificar: a higienização do ambiente; funcionários deverão usar luvas de borracha, avental impermeável, calça cumprida, máscara e sapato fechado, com a realização da limpeza e desinfecção das luvas utilizadas, reforçando o correto uso das mesmas, não tocando maçanetas, corrimão, entre outros com a luvas; cartazes deverão ser fixadas sobre a utilização dos vasos sanitários orientando que a descarga seja acionada com a tampa do vaso fechada; instalação de dispensadores com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela Anvisa, para higienização de assentos sanitários; recomenda-se que o assento sanitário seja higienizado a cada uso.