Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Morre de Covid-19, rapaz que fez transplante de coração ano passado

O operador de máquinas agrícolas, Emerson Jaime de Lima, 38 anos, morreu nesta quinta-feira às 10h19 na Santa Casa.

Flávio Paea/Região News

13 de Maio de 2021 - 18:38

Morre de Covid-19, rapaz que fez transplante de coração ano passado
Emerson Jaime de Lima. (Foto: Reprodução)

O operador de máquinas agrícolas, Emerson Jaime de Lima, 38 anos, morreu nesta quinta-feira às 10h19 na Santa Casa onde estava internado há quase 5 meses, desde o dia último dia 18 de janeiro. Ele morreu vítima de complicações do Covid-19. Emerson ganhou notoriedade regional em 2020 após fazer um transplante do coração, único procedimento cirúrgico que poderia lhe garantir uma sobrevida normal.

Desde janeiro teve várias internações. Contraiu uma infecção que reduziu sua imunidade. Pegou Covid-19 e acabou com a atividade pulmonar comprometida, teve trombose e infecção generalizada. Emerson deixa um filho de 16 anos.

Transplante

Emerson, após 100 dias de internação, em 5 de abril do ano passado foi submetido ao transplante de coração e teve alta dia 9 de maio. Quanto saiu do hospital pelas portas de vidro do saguão principal do hospital foi alvo de uma comemoração, muito emocionante, com a presença dos profissionais que o acompanharam durante os quatro meses de internação.

O operador de máquinas agrícolas sofria de uma insuficiência cardíaca grave desde 2006 que o impedia de trabalhar e continuar a rotina ao lado da família. Antes do transplante, Emerson tinha uma rotina com restrições porque seu coração só funcionava com 10% da capacidade. Só podia beber 750 ml de água por dia.

Antes do transplante, o comprometimento do coração dele era progressivo e logo nos primeiros dias pós-transplante, ele apresentou o quadro esperado pela equipe, entre períodos de evolução e algumas intercorrências. Já na última semana de internação, foi registrada uma melhora significativa, ocasionando a alta hospitalar. Com a morte de Emerson, Sidrolândia acumula 127 óbitos por Covid-19.

*Matéria atualizada às 08h51.