Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 7 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Nas margens do lago, 120 enxadristas disputaram a 1ª etapa do campeonato municipal

Um dos destaques individuais foi a enxadrista prodígio Ana Caroline.

Redação/Região News

12 de Junho de 2023 - 07:40

Nas margens do lago, 120 enxadristas disputaram a 1ª etapa do campeonato municipal
Estão programadas outras três etapas. Foto: Divulgação.

Em meio ao cenário bucólico do lago do Parque Ecológico Vacaria, 120 enxadristas de diferentes faixas etárias, entre 8 e 40 anos, disputaram a primeira etapa do campeonato municipal de xadrez, que se estendeu por 4 horas na tarde da última quarta-feira. Um ambiente adequado para um esporte onde o silêncio e a concentração são fundamentais.

A surpresa desta etapa, que reuniu atletas de 9 escolas, foi a vitória da Escola Municipal Domingos Alves Nantes, do Quebra Coco, que contou com a participação de 35 enxadristas. A vice-campeã foi a Escola Municipal João Batista, enquanto a equipe do Instituto Arancuã garantiu a 3ª posição. Estão programadas outras três etapas: dia 4 de agosto no Instituto Arancuã, dia 20 de outubro no ginásio de esportes na abertura dos jogos escolares e em dezembro, como parte da programação do aniversário, em local a ser definido.

Nas margens do lago, 120 enxadristas disputaram a 1ª etapa do campeonato municipal
O silêncio e concentração é essencial para esse esporte. Foto: Divulgação.

Um dos destaques individuais foi a enxadrista prodígio Ana Caroline. Aos 12 anos, já é uma veterana do esporte, tendo começado a praticá-lo aos 4 anos. Desde 2017, é campeã em sua categoria. Desta vez, ganhou a etapa dos atletas sub-12. Atualmente, integra a equipe do Instituto Arancuã, onde cursa o 6º ano graças à bolsa de estudo que recebeu devido à sua alta performance.

Um dos descobridores de Ana foi o professor Cézar Leon, idealizador do projeto de iniciação ao xadrez para alunos da rede pública, que hoje está presente em 8 escolas municipais, além do Instituto Arancuã. Agora, o projeto será levado à APAE. Em 2019, quando tinha 8 anos, ela conseguiu dar um xeque-mate no então prefeito Marcelo Ascoli, que se arriscou a jogar uma partida com ela durante a última etapa do campeonato municipal daquela temporada.

Nas margens do lago, 120 enxadristas disputaram a 1ª etapa do campeonato municipal
Alunos das escolas que concorriam o campeonato municipal de xadrez. Foto: Divulgação.

A família de Ana morou até 2018 no Assentamento Jibóia, onde o pai dela era professor de educação física. Ela se apaixonou pelo esporte ao assistir seu irmão mais velho jogar com outras crianças. Ana acordava às 5 da manhã para ir treinar na escola.