Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolândia

Onda de frio que chega nesta terça deve provocar queda de temperatura de até 4°C

A prometida frente fria chega no fim da noite e a meteorologia já prevê temperatura de 8ºC graus na região sul e chance de chuva.

Redação/Região News

27 de Julho de 2021 - 07:15

Onda de frio que chega nesta terça deve provocar queda de temperatura de até 4°C
A prometida frente fria chega no fim da noite com possibilidade de chuva isolada. Foto: Leoni Marcos/RN

Sidrolândia deve registrar uma queda significativa nas temperaturas a partir desta terça-feira (27). A última semana do mês de julho será marcada pela onda de frio mais intensa e duradoura do inverno. A prometida frente fria chega no fim da noite e a meteorologia já prevê temperatura de 8ºC graus na região sul e chance de chuva, ainda que pancadas isoladas, na maior parte do Estado.

Essa frente fria antecede o avanço de uma massa de ar frio de origem polar que irá derrubar as temperaturas e fazer gear no Estado nos próximos dias, configurando a terceira onda de frio do ano.

A massa de ar polar se intensifica sobre o Estado entre quarta e quinta-feira e a previsão é de termômetros próximos de zero grau. Há possibilidade de geada e apesar da virada do clima, a umidade relativa do ar deve continuar em baixa, no entorno dos 20%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as menores temperaturas em Sidrolândia deverão ocorrer na quinta (29) e na sexta-feira (30), com os termômetros ficando entre 4°C e 5°C. Já as temperaturas máximas não passarão dos 25°C e os dias serão bem gelados. Nesta terça-feira a mínima deve ser de 15ºC e máxima de 32ºC. Os ventos variam de fracos a moderados e há possibilidade de chuva isolada durante a noite.

A cidade teve ao menos duas frentes frias que derrubaram as temperaturas significativamente em 2021. A última causou danos principalmente a produção agrícola. Para tentar amenizar os prejuízos, a prefeita Vanda Camilo decretou situação de emergência em Sidrolândia, por 180 dias, a pedido do Sindicato Rural.

A medida serve como reconhecimento da perda média de 50% na produtividade do milho safrinha decorrente da seca e posteriormente da geada registradas no mês passado. A emergência, já decretada no âmbito estadual, respalda os pedidos dos produtores de acesso ao seguro agrícola (o Proagro) e o pedido de renegociação para protelar os prazos de pagamento do crédito de custeio.

No último dia 30, os sidrolandenses se surpreenderam com a madrugada mais fria do ano até então, a temperatura mínima chegou a 3°C, com sensação térmica de -1ºC e geada.

Há possibilidade de recorde de baixas temperaturas na maioria das regiões do país, com registro de temperatura negativa, geada generalizada e também chuva congelada. Não se descarta possibilidade de neve em estados do Sul.

Cuidados no frio

Algumas doenças se agravam no clima seco e frio, como gripes, resfriados, dor de ouvido, asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Por isso, os médicos explicam que é importante arejar sempre a casa, pois o sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem. Para quem tem problemas respiratórios, é essencial manter as roupas de cama limpas, retirar o pó da mobília e limpar o chão com pano úmido.

Durante o inverno, o número de infartos cresce, em média 30%. Os de AVC crescem 20%. Isso acontece porque o organismo faz de tudo para manter o calor interno do corpo. Assim, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, o nosso metabolismo se prepara para evitar a perda de calor para proteger o funcionamento de órgãos vitais internos. Isso faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue.

Idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários precisam redobrar os cuidados no inverno. E mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição prolongada ao frio intenso e o choque térmico causado pelas quedas bruscas de temperatura.

Entre os cuidados nesta época do ano estão: beber muito líquido, tomar vacinas para evitar doenças de inverno, evitar banhos com água muito quente, evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado quente ou frio. Para uma boa noite de sono, durma em local arejado e umedecido.