Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Sidrolândia

Pequenos produtores se preparam para participar de torneio leiteiro na exposição

Usando o próprio leite ordenhado durante o torneio, eles aprenderão a produzir queijos e entre outros produtos.

Redação/Região News

30 de Agosto de 2023 - 16:06

Pequenos produtores se preparam para participar de torneio leiteiro na exposição
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação

Há pelo menos uma semana um grupo de 10 pequenos produtores, dedicados à produção leiteira, incorporaram à lida diária uma tarefa adicional; preparar pelo menos uma vaca do rebanho para participar do torneio leiteiro que acontecerá entre os dias 7 e 9 de setembro durante a 24ª edição da Expo Sidrolândia. A Preferida comprou 2 toneladas de silagem para ajudar na "preparação" das concorrentes.

Cada um dos participantes terá de indicar pelo menos uma pessoa da família para aprender produzir subprodutos que possam ser comercializados e assim ampliar os lucros com a produção leiteira. Usando o próprio leite ordenhado durante o torneio, eles aprenderão a produzir queijos artesanais, fabricar queijo parmesão e ricota, muçarela, provolone, queijo minas frescal e coalho. É a Rota Rural em que técnicos do Senar além de ministrar cursos, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Edno Ribas, vão ensinar técnicas de como embalar e conservar os produtos; criar uma identidade visual nas embalagens, além de dicas sobre comercialização e como obter o Sistema de Inspeção Municipal.

Entre os participantes do torneio leiteiro está a família Macieira. O Sítio Macieira, um lote de 12 hectares no Assentamento Eldorado 1, tem uma produção diária de 500 litros de um rebanho de 27 paridas em ordenha das raças girolanda e holandesa.

Além do trabalho do casal Francisco André e Roseli, que tem ajuda dos dois filhos, Ian Mateus e Andrei, o segredo do sucesso para a família ter tornado a  produção leiteira rentável foi aplicar métodos que comuns em qualquer negócio bem-sucedido, controle de custos, adoção de técnicas e manejo para manter a produtividade do rebanho, mesmo no período de seca. "A vaca só vai produzir bem se comer o suficiente", sintetiza dona Roseli, responsável pela parte administrativa do negócio.

Uma das últimas conquistas, fruto do compromisso de reinvestir parte do lucro no próprio negócio, foi a aquisição de um trator usado, que os livra da dependência de contatar os serviços de terceiros. Por enquanto foi adiado o sonho de trocar o carro da família, que está estragado, por um modelo novo.

A venda dos bezerros é a fonte de renda para pagar os financiamentos que garantiram a compra de vacas de boa genética, implantação de cochos feitos com bag, ordenhadeira, o plantio do milho e do capim usados na preparação da silagem, além da pastagem com gramíneas adequadas para alimentação do gado.

O apoio dos técnicos da Agraer e do Senar foi fundamental para o sucesso na atividade. A família há 9 anos deixou Campo Grande, onde já produzia leite com as vacas vez ou outra, circulando pelas ruas do Jardim Los Angeles.

A propriedade tem 6 hectares de milho e 2 hectares de capim capiaçu, matéria-prima da silagem que é usada na alimentação do gado. Há 27 piquetes de capim zuri, uma gramínea resistente às pragas e com boas qualidades nutritivas. Para melhorar o resultado adotaram o pastejo rotacionado.

A manutenção de bons níveis de produção o ano inteiro, mesmo na entressafra, é uma estratégia fundamental, segundo dona Roseli Araujo da Silva, na hora de negociar o preço e o prazo de pagamento com os laticínios. A família conseguiu reduzir de 60 para 45 dias o prazo de pagamento pelo leite, vendido a R$ 2,30 o litro.

O caçula Andrei, de 16 anos, se divide entre os estudos e a lida diária junto com o pai o irmão mais velho. Pula cedo da cama porque às 6h30 passa o ônibus que o levará até a Escola Paulo Firmo, a 15 km de distância, onde faz o 3⁰ ano do Ensino Médio. Está nos seus planos fazer a faculdade de agronomia. Já participou de alguns cursos de capacitação do Senar mas não pode receber o certificado de conclusão por causa da pouca idade.

Confira á programação

Pequenos produtores se preparam para participar de torneio leiteiro na exposição