Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolândia

Pesquisa IPEMS/RN mostra Daltro com 47,48%; Enelvo tem 29,55% e Moacyr, 9,09%

Estes números são referentes ao método estimulado, em que os pesquisadores apresentam aos entrevistados, um disco com o nome dos candidatos.

Flávio Paes

27 de Setembro de 2020 - 16:41

Pesquisa IPEMS/RN mostra Daltro com 47,48%; Enelvo tem 29,55% e Moacyr, 9,09%
Daltro Fiuza, Enelvo Felini e Moacyr Almeida. Foto: Produção/RN

O candidato do MDB a Prefeitura de Sidrolândia, Daltro Fiuza, inicia a campanha com uma dianteira de quase 18 pontos percentuais sobre o candidato do PSDB, Enelvo Felini. É o que mostra pesquisa IPEMS/Região News sobre as intenções de voto no município.

Daltro aparece com 47,48% das intenções de voto, Enelvo tem 29,55%, enquanto o empresário Moacyr de Almeida Filho, candidato do Patriota, tem 9,09%. A pesquisa identificou que 10,30% dos entrevistados ainda não escolherem o candidato a prefeito e 3,58% mostraram disposição de anular ou votar em branco.

Estes números são referentes ao método estimulado, em que os pesquisadores apresentam aos entrevistados, um disco com o nome dos candidatos. A margem de erro é de 5,66%, para mais ou para menos. A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MS 06156/2020/, teve levantamento de campo entre os dias 19 e 20 de setembro.

Ao todo, o instituto de pesquisa ouviu 300 eleitores, distribuídos entre zona urbana e rural, além do Distrito de Quebra Coco, estratificados por gênero, escolaridade, faixa etária de renda, num painel representativo da população de Sidrolândia. Na pesquisa espontânea, em que aos entrevistados não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, a vantagem de Daltro sobre Enelvo é um pouco menor (4,68 pontos percentuais).

O candidato do MDB aparece com 18,41% das intenções de voto, Enelvo garante 13,73% e Moacyr Almeida, tem 3,57%. Neste critério, 63,63% se declararam indecisos ou não quiser revelar sua intenção de voto e 0,66% citaram o nome do prefeito Marcelo Ascoli, que desistiu da reeleição.

O Região News está divulgando em detalhes a pesquisas do IPEMS (Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul), que é uma referência estadual na realização de pesquisas eleitorais, por meio de uma parceria com o instituto do empresário e economista Lauredi Sandim, diretor do IPEMS.

Lauredi cedeu o caderno da pesquisa, num reconhecimento do alcance e da credibilidade do Região News, reconhecidamente uma referência local na imprensa online regional. Ele explica que os entrevistadores responsáveis pelo trabalho de campo recebem treinamento com instruções específicas sobre cada projeto. São checados in loco 20% dos questionários aplicados, pela coordenação de campo e posteriormente por telefone.