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Sidrolândia

População faz filas no Detran por serviços que estão com prazos suspensos

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, muita gente fez fila em frente da unidade de Sidrolândia do Detran que reabriu o atendimento suspenso há duas semana por causa da quarentena instruída para controlar a disseminação do coronavirus.

Flávio Paes/Região News

13 de Abril de 2020 - 15:16

População faz filas no Detran por serviços que estão com prazos suspensos

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, muita gente fez fila em frente da unidade de Sidrolândia do Detran que reabriu o atendimento suspenso há duas semanas por causa da quarentena instruída para controlar a disseminação do coronavirus. Por volta das 9 horas, mais de 60 pessoas esperavam na fila do lado do fora, esperando em média 3 horas pelo atendimento prestado por 2 atendentes, um controlava a entrada (uma pessoa por vez) e um quarto se encarrega da vistoria de veículos.

Na hora do almoço, às 11 horas, a repartição foi fechada e houve a distribuição de 30 senhas, para garantir a ordem de atendimento das 13 horas em diante. Quem estiver na fila após 16 horas, terá de voltar amanhã. Como não há nenhuma orientação, muita gente que estava na fila estava em busca de serviços, como a renovação de CNH vencidas, que desde o último dia 19 de março, conforme a deliberação 185 do Conselho Nacional do Trânsito, estão com os prazos de vencimento suspensos por prazo indeterminado.

O assentado José Binder, 51 anos, em companhia da esposa, quando foi ouvido pela reportagem, estava há duas horas na fila. Ele veio do Eldorado, onde mora, para renovar sua carteira de motorista, vencida dia 31 de março. Como desconhecia que os prazos foram prorrogados automaticamente, está preocupado em regularizar a habilitação, com medo de cair numa blitz.

um outro entrevistado, identificado apenas por Jorge, operador de máquinas, abriu o processo de renovação da CNH antes da quarentena. Foi convocado para se reapresentar numa usina de álcool em Rio Brilhante, onde trabalha após um período de férias coletivas, daí a urgência de vir pegar o documento .

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade, ao participar na manhã desta segunda-feira (13) da live do governo do Estado alertou as pessoas que não procurem o Departamento sem necessidade. “Hoje pela manhã, observei que 90% das pessoas que estavam lá não tinham necessidade de estar em função dos nossos serviços digitais”, disse. O atendimento será prestado com 50% do efetivo com adoção do sistema de rodízio do pessoal.

“Estamos solicitando que tenham calma, nos procurem só em casos urgentes”, recomendou. Rudel ainda lembrou que o Detran-MS tem o canal fale conosco, disponível no site e com atendimento acessível e rápido. Na ocasião, o secretário de Governo, Eduardo Riedel, também reforçou: “Só saia de casa se precisar. Vamos evitar aglomeração! É um apelo que fazemos! Isso vai muito da consciência de cada um, vamos avaliar a necessidade antes de sair”.