Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Prefeitura quer implantar "Bombeiros do Amanhã" e atender 30 adolescentes

Assessoria de Imprensa

08 de Janeiro de 2021 - 07:14

Prefeitura quer implantar "Bombeiros do Amanhã"  e atender 30 adolescentes
Prefeita Vanda Camilo e tenente Souza Neto. Foto: Assessoria de Imprensa

A nova Gestão Municipal em Sidrolândia está interessada no Projeto Bombeiros do Amanhã, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. A prefeita interina Vanda Camilo, se reuniu na manhã desta quinta-feira (07) com o comandante do 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar (SGBM) em Sidrolândia, Tenente Souza Neto. Serão atendidos 30 adolescentes que terão atividades físicas, noções de cidadania no contra turno da escola.

Mesmo prestes a deixar o comando da unidade, que será assumido pelo Tenente Baumgardt, o militar apresentou à prefeita o funcionamento do projeto e sua importância para a formação dos adolescentes participantes.

“A Prefeitura tem interesse em implantar o Bombeiros do Amanhã em Sidrolândia. Designamos as equipes jurídica e técnica para analisarem a viabilidade e, se recebermos o aval, a gestão formalizará a parceria com o Corpo de Bombeiros para contemplar a sociedade com este projeto maravilhoso”, disse Vanda.

O Projeto Bombeiros do Amanhã

Tem o objetivo de atender adolescentes na faixa etária de 12 anos a 15 anos, dando oportunidade a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

Baseado na Lei Federal n° 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Unidade Bombeiros do Amanhã apresenta um conjunto de ações educativas e sociais, capazes de oferecer aos adolescentes inscritos na unidade, a possibilidade de mudar o quadro em que se encontra, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.

No período em que os adolescentes estão na unidade, os mesmos recebem noções básicas do serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar MS como: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Aula de Música (com integrantes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar) Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Natação, Informática, Cidadania e Acidentes Domésticos. Os adolescentes recebem também alimentação (Café da manhã e almoço), atividades recreativas e culturais.

Os Bombeiros do Amanhã recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

Para ingressar no programa, é necessário que os interessados estejam estudando e, devido à grande demanda, é realizada uma avaliação onde se relacionam renda familiar e risco social.