Sidrolândia
Prefeitura vai comprar 30 mil máscaras e distribuir para população carente
O prefeito recomenda que a população compre máscaras caseiras, que muita gente tem fabricado de forma artesanal.
Flávio Paes/Região News
12 de Maio de 2020 - 13:54

A Prefeitura de Sidrolândia vai gastar R$ 84 mil para comprar 30 mil máscaras (ao custo unitário de R$ 2,80) que vai distribuir entre a população carente, com foco no grupo de risco, que são idosos, hipertensos, diabéticos, quem tenha comorbidades (doenças crônicas) e gestantes.
Segundo o prefeito Marcelo Ascoli, o Comitê Municipal de Enfrentamento do Covid-19 chegou a cogitar a possibilidade de tornar obrigatório o uso de máscaras, mas a ideia foi abandonada por sugestão do próprio Ministério Público.
Um dos argumentos é de que muita gente está passando por dificuldade até para comprar comida, seria complicado o poder público fazer esta exigência. Haveria outra dificuldade de ordem prática: a Prefeitura não tem estrutura de fiscalização (o município só tem um fiscal de postura). Falta também uma legislação que institua a cobrança da multa. A Prefeitura de Belo Horizonte, desistiu da cobrança por falta de uma lei.
O prefeito recomenda que a população compre máscaras caseiras, que muita gente tem fabricado de forma artesanal. “Paguem em duas vezes. O uso da máscara protege vidas, isto está comprovado cientificamente", avalia.