Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Protocolo prevê rodízio de turmas nas aulas presencias, uso de máscara, higienização e aferição de temperatura

Flávio Paes/Região News

16 de Dezembro de 2020 - 10:45

Protocolo prevê rodízio de turmas nas aulas presencias, uso de máscara, higienização e aferição de temperatura
Prefeito Marcelo Ascoli durante visita a Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento. Foto: Marco Tomé

O prefeito que tomar posse dia 1º de janeiro, Daltro Fiúza ou o presidente da Câmara, como interino, terá como primeiro desafio implementar o plano de biossegurança para volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino, que desde março mantém apenas atividades à distância.

O Protocolo de Volta às Aulas prevê, dentre outras medidas de biossegurança, higienização das mãos, o uso de máscaras, aferição de temperatura corporal na entrada das aulas, embarque e desembarque do transporte escolar. Quem tiver com sintomas de febre será barrado.

O plano prevê a volta das atividades no primeiro semestre do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e da pré-escola, enquanto nas creches (crianças de 0 a 3 anos), as atividades só serão retomadas a partir de julho. Nas salas com mais de 30 alunos, haverá revezamento das turmas. Os alunos terão aulas presencias a turma A (segunda e quarta-feira), Turma B (terça e quinta-feira), fazendo a cada semana inversão de turmas. Na sexta-feira estão programadas aulas remotas para as turmas A e B.

O Protocolo foi elaborado por uma comissão integrada por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Ministério Público e Defensoria Pública, condiciona a volta às aulas que em fevereiro, quando começa o ano letivo, desde que Sidrolândia esteja há duas semanas na bandeira laranja ou amarela, o plano de distanciamento controlado divulgado periodicamente pela Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente a cidade está na bandeira vermelha, situação em que se recomendam medidas próximas de um lockdown, por causa do alto risco de transmissão do novo coronavírus. Os pais poderão optar por manter seus filhos em casa, fazendo às atividades pedagógicas à distância.

Confira algumas medidas do plano:

Para as aulas presenciais, as carteiras serão separadas na distância mínima de 1 metro, orienta-se mantê-las na mesma direção, observada a distância adequada da mesa do professor com relação às carteiras em sala de aula.

Os alunos deverão receber máscaras e orientações do uso correto e ainda serem orientados a utilizarem garrafas e /ou copos individuais para consumo de água. A entrada e permanência nas dependências da unidade escolar devem ser observadas o uso obrigatório de máscara.

Os alunos terão temperaturas aferidas na entrada, por servidores que estarão posicionados nos acessos, se for o caso da unidade escolar, possuir mais de um acesso. Os pais e/ou responsáveis serão orientados a NÃO encaminhar seus filhos com sintomas gripais, e a buscarem os serviços médicos de forma imediata.