Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Romeu Bet, presidente da Cooperalfa, será Cidadão Honorário de Sidrolândia

Marcelo de Araújo Ascoli, prefeito do município de 60 mil habitantes, enalteceu as ações da cooperativa e parabenizou Romeo Bet pela homenagem

Marcos Tomé/Região News

15 de Setembro de 2020 - 15:19

Romeu Bet, presidente da Cooperalfa, será Cidadão Honorário de Sidrolândia
Romeo Bet, presidente da Cooperalfa. Foto: Arquivo/Região News

Uma das principais figuras do cooperativismo de Santa Catarina e do Brasil, Romeo Bet, presidente da Cooperalfa, será homenageado na cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul dia 17 de setembro de 2020, com o título de Cidadania Honorária, honraria que o líder divide com sua diretoria em decorrência da forte atuação da cooperativa no município, considerado o 2º maior produtor de grãos daquele Estado.

Valdecir Carnevalli, vereador proponente da outorga, aprovada por unanimidade durante sessão plenária no dia 25 de outubro de 2019, comentou que o reconhecimento se justifica pelas ações desenvolvidas junto ao setor produtivo do município, no fortalecimento do cooperativismo.  “Seu Romeo Bet tem nosso respeito, carinho e atenção por sempre estar um passo a frente. Desde a chegada da Cooperalfa em Sidrolândia, economicamente, a cidade tem sido destaque pela força do agronegócio. A suinocultura, nova matriz econômica que está chegando por meio da cooperativa, vai alavancar ainda mais o crescimento de nossa economia, gerando novas oportunidades”, comentou Carnevalli.

Na época em que a Câmara aprovou a honraria, Romeo Bet ficou impossibilitado de receber o título em decorrência de problemas de saúde (fratura do fêmur). Já no início de 2020, por conta da acelerada agenda e, em seguida, a pandemia do novo corona-vírus, ficou postergado o ato solene para esta quinta-feira (17), em evento restrito na sede da Cooperalfa em Sidrolândia, respeitando as regras de biossegurança.

Marcelo de Araújo Ascoli, prefeito do município de 60 mil habitantes, enalteceu as ações da cooperativa e parabenizou Romeo Bet pela homenagem. “É justo e muito importante reconhecer por meio deste título, a relevância que o cooperativismo tem em nossa cidade. Seu Romeu e diretoria estão de parabéns pela honrosa homenagem”, destacou.

Síntese da trajetória de Bet

Natural de Antonio Prado, no Rio Grande do Sul, Romeo Bet migrou ainda jovem, junto com a família, para Planalto Alegre, SC. Após ter exercido sua liderança em diversas associações de seu município e região, em 1981, a convite de Aury Luiz Bodanese (em memória) inicia a caminhada como Conselho de Administração da Cooperalfa. De 1989 a 1992 exerceu a função de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cooperalfa. Na mesma época, é eleito Vice-Presidente do Conselho de Administração da Credialfa, hoje, SicoobMaxiCrédito.

Em 1993 desligou-se do cooperativismo para tornar-se o primeiro prefeito do seu município, Planalto Alegre. Nessa época, também foi Vice-Presidente da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense – AMOSC.

No ano de 1996 retornou ao cooperativismo ao ser reeleito para 2º mandato de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Credialfa. No ano seguinte, assumiu como 2º Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cooperalfa. Em 2005, Bet foi eleito como 1º Vice-Presidente da Cooperalfa. No ano de 2009, foi eleito presidente da Cooperalfa, posição que ocupa até o presente momento.

Além de estar à frente da maior cooperativa agropecuária de Santa Catarina, Romeo Bet integrou e/ou ainda integra os conselhos de Administração de várias entidades do setor, como o SESCOOP, FECOAGRO, Aurora, Ocesc e Agromilk.

Em 2009, foi eleito Empresário do Ano de Chapecó-SC. Recebeu ainda diversos títulos de Cidadão Honorífico dos municípios de Planalto Alegre, Chapecó, Xaxim e Nova Itaberaba, todos em Santa Catarina.

Bet mantém sua propriedade rural em Planalto Alegre, onde produz leite há quase 30 anos, tendo seu filho Evandro à frente dessa atividade. Também é produtor de grãos há mais de 40 anos. Casado com Nelsi Camatti Bet, tem três filhos: Soleni, Vanderléia (em memória) e Evandro. Tem três netos: Sara Júlia, Lívia e Gabriel.  (Fonte: site Cooperalfa).