Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Saúde busca habilitação de UTIS em Jardim e por enquanto leitos de Sidrolândia estão de fora

Flávio Paes/Região News

13 de Dezembro de 2020 - 21:07

Saúde busca habilitação de UTIS em Jardim e por enquanto leitos de Sidrolândia estão de fora
Prioridade da Secretaria Estadual de Saúde é habilitar junto ao Ministério da Saúde, seis leitos de UTI no Hospital Marechal Rondon. Foto: Portal do MS

Embora a macrorregião de Campo Grande (na qual Sidrolândia está inserida) esteja com todos os leitos de UTI reservados para pacientes com Covid-19 ocupados, por enquanto a prioridade da Secretaria Estadual de Saúde é habilitar junto ao Ministério da Saúde, seis leitos de UTI no Hospital Marechal Rondon, em Jardim. No momento, continuam desativados os 5 leitos de UTI do Hospital Elmiria Silvério Barbosa, que mantém 5 leitos clínicos para o atendimento de pacientes com sintomas mais leves do novo coronavírus.

Neste domingo haviam 4 pacientes no hospital que nesta semana encaminhou duas pessoas para leitos de UTI no Hospital Regional em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o 31º óbito na cidade pelo Covid-19. Na última sexta-feira, morreu no Regional um homem de 60 anos, residente em Sidrolândia, que foi buscar atendimento direto na Capital. Ele tinha diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.

Até agora, embora o número de casos tenha apresentando um ligeiro crescimento (a média diária de notificação subiu de 3,8 para 5,3), a maioria dos pacientes tem apresentado sintomas leves ou testaram positivo para anticorpos do vírus e já estão curados. Atualmente há 78 pacientes em isolamento domiciliar e 37 em investigação.

Dos 2.307 casos registrados na cidade, 2.235 estão curados (965%). Já foram testadas 6.316 pessoas, 3.971 testaram negativo, 62,87%. O crescimento de casos positivos, conforme avaliação das autoridades de saúde, é o reflexo do período eleitoral, quando centenas de pessoas saíram às ruas em aglomerações durante caminhadas em apoio aos candidatos.

Habilitação 

Conforme balanço da Secretaria Estadual de Saúde o Ministério da Saúde aprovou a habilitação de 68 leitos de UTI. Conforme a relação os leitos de UTIs Covid aprovados são: 10 leitos para a Santa Casa de Campo Grande; 25 para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul; 5 para o Hospital El Kadri; 8 para Fundação Serviço de Saúde de Nova Andradina; 5 para a Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba; 10 para o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã e mais 5 para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas. Totalizando 68 leitos de UTIs Covid disponíveis.

Aguardando posição do Ministério da Saúde de UTIs Covid estão: 5 leitos para a Clínica Campo Grande; 10 leitos para a Santa Casa de Corumbá; 5 leitos da Santa Casa de Bataguassu; 5 leitos do Hospital Municipal de Chapadão do Sul; 5 leitos do Hospital Regional de Coxim; 10 leitos do Hospital da Vida de Dourados, 10 leitos Hospital regional de Ponta Porã e mais 6 leitos do Hospital Marechal Rondon de Jardim. Totalizando, 56 leitos de UTIs aguardando pela habilitação do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a abertura de novos leitos na Capital quanto em cidade do interior é fundamental para evitar o caos na saúde pública do Estado. “Estamos trabalhando para ampliar o número de leitos de UTIs em nosso Estado. A situação é preocupante em razão do expressivo aumento de casos notificados e de internações nos últimos 15 dias em Mato Grosso do Sul”.

A Secretaria de Estado de Saúde está trabalhando junto com os municípios para a reativação de leitos na macrorregião de Campo Grande como também nas outras macrorregiões, somente em Campo Grande, em parceria com a Sesau, já reativaram nos últimos 15 dias, 30 leitos de UTIs. Atualmente, a SES conta com 217 leitos de UTIs Covid e 565 leitos clínicos.