Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolândia

Secretário de Governo também está em quarentena preventiva por causa do coronavírus

Clayton Ortega viajou a Brasília com o prefeito e assim como Marcelo Ascoli, deve ficar em casa preventivamente nos próximos dias.

Gildo Tavares/Região News

15 de Março de 2020 - 20:50

Secretário de Governo também está em quarentena preventiva por causa do coronavírus

O secretário de Governo e Desburocratização, Clayton Ortega, também está em quarentena preventiva por causa do Covid-19. Ele viajou com o prefeito Marcelo Ascoli para Brasília, quando houve o encontro com o senador Nelsinho Trad e mesmo não participando da audiência, como estava acompanhando o prefeito, que teve o contato, também por recomendação deve ficar em casa nos próximos dias.

Assim como Ascoli, o Secretário Clayton Ortega não apresenta os sintomas do Covid-19 e também adotou a quarentena por precaução, adotando orientação dos órgãos de saúde, assim como o prefeito já havia informado que faria.

Ortega e Ascoli percorreram por Brasília em táxis ou em Uber e como o prefeito teve contato com o senador, Ortega tem que seguir orientação de ficar em quarentena em casa. “Não estou sentindo nada, mas como tem o protocolo, tenho que obedecer e vou despachar nos próximos dias de casa, para não ter contato com outras pessoas”, falou Clayton.

Prevenção

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Sintomas

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são:

– Febre

– Tosse;

– Coriza;

– Dificuldade para respirar.