Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Semáforo volta a funcionar com porta foco auxiliar até a compra do principal

A Prefeitura trouxe um técnico para colocar em funcionamento o porta foco auxiliar, que fica na altura do semáforo de pedestre.

Redação/Região News

06 de Outubro de 2021 - 07:30

Semáforo volta a funcionar com porta foco auxiliar até a compra do principal
Semáforo voltou a funcionar ontem, terça-feira (05), ainda que de forma improvisada. Foto: Divulgação

O semáforo do cruzamento da Avenida Dorvalino dos Santos com a Rua João Márcio Ferreira Terra, voltou a funcionar ontem, terça-feira (05), ainda que de forma improvisada.

A Prefeitura trouxe um técnico para colocar em funcionamento o porta foco auxiliar, que fica na altura do semáforo de pedestre e está regulando o fluxo de veículos para quem vem pela pista sentido Maracaju/Campo Grande da Dorvalino.

A solução vai ser mantida até que seja feita a tomada de preço para comprar um novo porta foco principal, aéreo, que é de mais fácil visualização. Na sexta-feira o vendaval deslocou a peça que foi derrubada por uma carreta.

Embora tenha uma frota superior a 14 mil e seja um corredor de passagem para Dourados, Ponta Porã e a região sudoeste, ainda não tem estruturado um órgão encarregado o sistema viário. No organograma da Prefeitura há uma divisão de trânsito que não tem quadro de pessoal, equipamentos, nem material por exemplo, para manutenção do único semáforo existente na cidade, instalado pelo Detran em setembro de 2018, mas que passou a funcionar 3 meses depois.

Esta foi a segunda vez que o semáforo ficou um período sem funcionar. Desta vez foram só dois dias, tempo necessário para vir de Campo Grande o técnico. Ele fez o reparo emergencial para o equipamento funcionar ainda que de forma improvisada.

Em 15 de novembro (data da eleição) do ano passado a placa de circuito que regula o funcionamento dos tempos (verde, amarelo e vermelho), queimou e o semáforo ficou intermitente no amarelo. Na época a Prefeitura acionou o Detran (que comprou e instalou o equipamento em dezembro de 2018).

Descobriu então que o prazo de garantia (2 anos) tinha vendido e caberia ao município providenciar a compra da peça e instalar. Como não havia em estoque a placa, que na época custava R$ 1.500,00, o problema se arrastou por um mês, tempo necessário para ser feita a tomada de preço, a empresa vencedora do processo, Interface Engenharia e Serviços Técnicos, entregar a peça e providenciar a instalação.

A Prefeitura planeja estruturar a Divisão de Trânsito. O primeiro passo foi a aquisição de um conjunto de sinalização. Foi solicitada ao Detran parceria para instalação de conjuntos semafóricos em cruzamentos considerados críticos, onde o excesso de velocidade tem sido a causa de muitos acidentes.