Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

SPU pede reunião com prefeito para discutir ocupação na esplanada

A intenção da SPU é consultar o prefeito sobre o real interesse do município de assumir a área.

Flávio Paes/Região News

26 de Novembro de 2019 - 15:37

Dirigentes da Superintendência do Patrimônio da União, regional de Mato Grosso do Sul, pediram audiência com o prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli, para discutir a ocupação da antiga esplanada da estação ferroviária, que oficialmente tem 14,5 hectares. Em princípio a reunião deve acontecer, se houver disponibilidade na agenda às 9 horas desta quarta-feira.

A intenção da SPU é consultar o prefeito sobre o real interesse do município de assumir a área e desenvolver um projeto habitacional para regularizar a posse das 200 famílias, das quais, 150 aproximadamente, estão em 4,5 hectares desde julho do ano passado.

A SPU, em nome do Governo Federal, não mostra interesse em pedir reintegração de posse da área, mas para qualquer regularização fundiária, com base na lei federal, o município tem papel decisivo, cadastrando as famílias, abrir ruas, buscar implantação de infraestrutura (redes de água e luz).

Além das famílias de sem-teto, representados pela associação Jatobá, há um número expressivo de moradores (em torno de 50) que pagaram até R$ 25 mil pela posse adquirida de um dos posseiros, o senhor Jorge, detentor do controle de 4 hectares.

Uma comissão de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara, Carlos Henrique, junto com o deputado Gerson Claro, esteve com secretaria de Habitação, Maria do Carmo Avezani, para discutir alternativas de solução do impasse. O estado se dispõe a oferecer a estrutura de lotes urbanizados, mas precisaria da adesão da Prefeitura. Os vereadores se comprometeram a agenda reunião com o prefeito para discutir a questão.