Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Tenente que terminou em primeiro lugar em curso no RJ se formou PM na Capital

O subcomandante da Companhia Independente da Polícia Militar, Gabriel de Oliveira Martins, retornou à cidade a qual se formou policial militar em 2015.

Crislaine Jara/Região News

03 de Agosto de 2021 - 16:27

Tenente que terminou em primeiro lugar em curso no RJ se formou PM na Capital
Gabriel de Oliveira Martins. Foto: Divulgação

O subcomandante da Companhia Independente da Polícia Militar, Gabriel de Oliveira Martins, retornou à cidade a qual se formou policial militar em 2015. O tenente terminou como melhor aluno da turma, o primeiro curso de proteção e segurança de autoridades realizado no Rio de Janeiro.

Aos 26 anos, o tenente teve sua formação pela Academia De Polícia Militar Dom João Vi na capital do Rio de Janeiro. Após sua formação já atuou em Chapadão do Sul, Três Lagoas, Campo Grande. E atualmente presta serviços em Sidrolândia, completando dois anos em setembro.

Em seu currículo conta os cursos de policiamento turístico – PMERJ, polícia comunitária em áreas de alto risco – PMERJ; polícia comunitária – PMMS; básico de Inteligência – PMMS; Identificação Veicular – PMMS e o Curso de ações de proteção e segurança de autoridades – PMERJ, realizado no último final de semana.

Neste último curso, foram formados 25 novos agentes de segurança, divididos entre policiais militares e bombeiros militares do RJ e o tenente que representou Mato Grosso do Sul.

Entre as etapas do curso estavam, execução e planejamento de ações de segurança de autoridades; Instruções aquáticas e de salvamento na marinha e no bombeiro CBMERJ; Instrução em aeronaves no GRUPAMENTO AERO MÓVEL DA PMERJ – GAM; Instruções no BOPE da PM DF sobre explosivos e varredura; Palestra sobre terrorismo e contra terrorismo com General aposentado do Líbano; Instrução no GSI - gabinete de segurança institucional (instituição que cuida da segurança do presidente).

Ao término do curso, que durou 5 semanas os novos formandos puderam visitar o gabinete do presidente Jair Bolsonaro. O presidente aproveitou a oportunidade e relatou alguns fatos sobre o atentado que sofreu durante a campanha das eleições em 2018. A formatura foi a primeira realizada aos pés do Cristo Redentor.

A princípio a ida a Brasília seria apenas parte do conteúdo, mas o tenente afirma que ao saber do treinamento o presidente fez questão de receber os alunos em seu gabinete. “Nos sentimos coroados de sermos recebidos pelo presidente. Pensamos que seria apenas uma breve passagem e uma possível foto, mas ele conduziu uma conversa descontraída e relatou um pouco sobre o atentado”, conta.

Sobre voltar a cidade de formação o tenente se diz feliz de representar a cidade e o Estado que reside. “Realizei minha formação de oficial da polícia militar aqui no RJ e, agora, voltando 6 anos depois a essa Capital, neste feito, tive a honra de concluir o curso em primeiro colocado, podendo desta forma representar o estado do Mato Grosso do Sul e nossa querida PMMS”, comenta.

Martins ainda conta que busca cada vez mais qualificações e relata as dificuldades de conseguir uma vaga no curso. “A cerca de um ano e meio venho buscando a oportunidade de conseguir uma vaga para este curso, no intuito de me capacitar e me especializar para quando oportuno poder trabalhar em questões que envolvam autoridades, com muito sacrifício consegui uma vaga extra ofertada pelo RJ, a caminhada não é fácil, deixar para traz casa, família, demandas do trabalho, mas graças a Deus conclui o curso que durou 5 semanas”.