Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

33% dos profissionais acreditam que redes sociais influenciam seleções, diz pesquisa

Candidatos devem pensar bem antes de fazer postagens, além de evitar fotos de balada e discussões inúteis.

G1

10 de Novembro de 2016 - 08:27

Muitos profissionais acreditam que seu comportamento nas redes sociais pode influenciar na hora de buscar uma vaga de emprego. Pesquisa da Catho, mostrou que 33% dos trabalhadores têm essa percepção em processos seletivos. Para 23%, o peso das redes sociais na hora de conseguir um emprego é razoável. Já para outros 17%, as redes influenciam muito pouco.

Embora o impacto do comportamento nas redes sociais seja motivo de preocupação para a maioria, 27% dos profissionais acreditam que o aspecto não influencia em nada o desempenho em processos seletivos.

“A checagem de informações em perfis nas redes sociais é algo cada vez mais comum em processos seletivos, o que leva os profissionais a estarem mais atentos ao que postam nesses canais”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho

Os dados fazem parte da Pesquisa dos Profissionais 2016, um levantamento anual feito pela Catho para identificar tendências de comportamento no mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa foi feita com aproximadamente 10 mil pessoas em todo o Brasil.

Empregadores usam a rede social

Pesquisa do CareerBuilder, site norte-americano de carreiras, mostrou que 60% dos empregadores usam as redes sociais para pesquisar candidatos nos Estados Unidos. Foram mais de 5 mil entrevistados.

Entre os que pesquisam a vida dos candidatos online, 49% dizem ter encontrado informações na rede para desistir da contratação.

Veja abaixo as principais informações encontradas que os fizeram mudar de ideia:

- Fotos, videos ou informações provocantes ou inapropriadas (46%)
- Informações sobre o candidato bebendo ou usando drogas (43%)
- Comentários discriminatórios sobre raça, religião, gênero etc. (33%)
- Críticas a outros empregadores ou colegas de trabalho (31%)
- Baixa habilidade de comunicação (29%)

Veja abaixo dicas para não fazer feio nas redes sociais:

- Evite situações não profissionais: fotos de baladas, roupas de banho e bebedeiras.
- Antes de escreve algo, pense: analise os pontos positivos e negativos de uma postagem.
- Publique com inteligência: cada vez mais se multiplicam publicações vazias, assim, busque se diferenciar com publicações pertinentes.
- Pense antes de curtir uma publicação ou página: antes de curtir e compartilhar um texto, leia atentamente para ver se não nada nas entrelinhas. 
- Evite debates inúteis: Nas redes sociais existem momentos tensos, de debates políticos, religiosos, contudo, evite entrar nesse tipo de conversa, que geralmente não leva a lugar nenhum.
- Cuidado com as características das redes: é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes nos seus perfis nas redes sociais.
- Amplie seus contatos qualificadamente: quantidade de amigos não garante a qualidade.
- Valorize suas conquistas profissionais: mostre ações que realizou e que tiveram sucesso, resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas, contudo, evite se autopromover demasiadamente, pois isso pode soar arrogante.