Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

60 mil alunos vão aprender o uso correto da energia elétrica

O projeto é uma iniciativa pioneira que, neste ano de 2013, une a Prefeitura da Capital, o Conselho de Conselho de Consumidores da Enersul e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul.

Dourados News

06 de Setembro de 2013 - 11:00

O número foi anunciado pelo secretário de educação de Campo Grande José Chadid, durante o lançamento da segunda edição do ABC da Energia que vai ser desenvolvido em 98 escolas públicas de Campo Grande. O projeto é uma iniciativa pioneira que, neste ano de 2013, une a Prefeitura da Capital, o Conselho de Conselho de Consumidores da Enersul e a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul.

A parceria tem como finalidade promover o entendimento e a prática da cidadania, pela divulgação em todas os estabelecimentos de ensino da rede pública de material pedagógico sobre a utilização da energia elétrica de forma segura, econômica e sustentável, em termos de conservação e proteção, como enfatizou o diretor operacional da concessionária, Mario Guilherme Romano, aos coordenadores pedagógicos.

“A segurança precisa estar em primeiro lugar. Ao mesmo tempo em que investimos na melhoria dos serviços prestados à comunidade, queremos também todos os nossos consumidores bem orientados sobre o uso seguro da energia e sem risco de acidente” destacou. Mário Romano ainda deu um exemplo para reforçar o alerta: “Em 2012 o Brasil registrou 818 acidentes por contato com rede das concessionárias e instalações de energia elétrica que resultaram em 293 mortes. O número de acidentados e mortes representa uma redução em relação a 2011, quando foram registrados 856 e 315, respectivamente, mas é preciso perseguir a meta zero” finalizou.

As informações começam a chegar, a partir de hoje, às crianças e adolescentes por meio dos coordenadores pedagógicos que receberam todo o conteúdo do ABC da Energia, em um seminário no centro administrativo e operacional da Concessionária.

No evento, que compõe as atividades da Enersul dentro dos compromissos da Semana Nacional de Segurança com Energia e que segue as orientações da Políticas de Responsabilidade Sócioambiental da Empresa, os educadores assistiram a palestras, realizaram visitas guiadas nas áreas técnicas, tais como o Centro de Operação do Sistema e o Centro de Eficiência e Inovação, este último responsável por projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, bem como receberam um kit com um diversificado e amplo conteúdo das campanhas sobre uso seguro e eficiente de energia, em formato de cartilhas, livros e vídeos, para ser multiplicado e aplicado como disciplina transversal nas escolas.

INCENTIVOS

Além de ser uma oportunidade de agregar novos conhecimentos, tanto para os Professores quanto para os alunos, esta ação alinhada com a Semana Nacional de Segurança com Energia, o ABC da Energia vai premiar, com uma câmera fotográfica digital, o melhor trabalho desenvolvido sobre o tema, em cada uma das escolas. Os critérios e a avaliação do material produzido pelos alunos serão definidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Será mais uma oportunidade para estimular e revelar talentos, já que nesses trabalhos as crianças e os adolescentes poderão expressar o entendimento e a criatividade por meio de redação, desenho, artesanato, peça teatral e outros.

O projeto ofertará, ainda, um computador portátil de última geração, para ser sorteado entre os coordenadores pedagógicos. Será, também, mais uma maneira de reconhecer o empenho e a dedicação desses profissionais envolvidos nessa tarefa cidadã: o compromisso de usar a energia elétrica de forma segura, econômica e sustentável, visando garantir a disponibilidade e o conforto para as futuras gerações e para o planeta.