Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

80% dos servidores do Judiciário aderem à paralisação em Dourados

Amanhã acontecerá uma assembleia geral com os manifestantes para decidir se a paralisação se prolongará por mais tempo ou termina hoje.

Dourados News

03 de Julho de 2013 - 14:45

Cerca de 80% servidores do Poder Judiciários de Dourados aderiram à paralisação que acontece nesta quarta-feira (03) em diversas cidades do Mato Grosso do Sul, para exigir melhores condições de trabalho. A mobilização atingiu também alguns cartórios e varas de justiça da cidade.

Desde às 12h os servidores estão protestando em frente ao Fórum de Dourados. “A categoria está unida, nós queremos conscientizar a sociedade da desigualdade que existe, pois os magistrados e os servidores do administrativo deveriam ser tratados da mesma forma, e não são. Lutamos pela isonomia dos direitos”, disse o secretário do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (Sindijus) em Dourados, Alessandro Paiva Aguiar.

Segundo o Sindijus existem inúmeras reivindicações, a começar pelo desvio de funções. Há três anos, funcionários que exerciam serviços gerais, sem exigência de ensino superior, atuam como analista judiciário como se fossem bacharéis de Direito após a contratação de firma terceirizada para limpeza das entidades.

“Outra reclamação é quanto ao adicional de tempo de serviço, que há 14 anos está na Justiça e não é cumprido, enquanto os magistrados recebem retroativo desde 1994”.

Os trabalhadores também estão lutando para que o Conselho Nacional de Justiça autorize que os cargos de operadores judiciários se tornem de analistas judiciários. O protesto também luta contra o fechamento de comarcas do interior; auxílio alimentação para servidores aposentados, já que os magistrados aposentados recebem e eles não; e um tratamento mais igualitário.

Amanhã acontecerá uma assembleia geral com os manifestantes para decidir se a paralisação se prolongará por mais tempo ou termina hoje. As audiências marcadas para acontecer no Fórum estão acontecendo normalmente.