Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ações na Praça Central marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

DÁ Redação

18 de Maio de 2011 - 16:33

Ações na Praça Central marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A - Foto: Marcos Tom

Sidrolândia realizou nesta quarta-feira dia 18 de maio na Praça Central Porfirio de Brito, um dia especial em apoio ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, com execução da equipe do CAPS, as atividades teve o objetivo de levar o cotidiano da instituição e de seus pacientes ao conhecimento da população.

A abertura do evento teve a participação da Secretária Municipal de Saúde, Tânia Rossato; do vereador Jonas Barbosa, representando a Câmara de Vereadores; do Comandante da PM de Sidrolândia, o 2º Tenente Edcezar Zeilinger e demais autoridades do município.

A exemplo dos anos anteriores foi montado o Museu da Reforma Psiquiátrica para que a população entre em contato com o tipo de tratamento que era dado antigamente a determinados pacientes da psiquiatria e pudessem comparar com o tratamento dado nos dias atuais.

Mesmo mantendo a atração, que vem sendo usada desde 2009, à equipe do CAPS inovou na maneira de mostrar as duas realidades para a população. Foram montadas, pelos próprios pacientes, maquetes da evolução dos centros de tratamento.

Durante a visita, os pacientes do CAPS apresentam aos estudantes suas novas realidades de vida. “É muito importante que eles tenham esse contato com as pessoas e que saiba quem são e quais os problemas que estão enfrentando para que o tratamento tenha sucesso.” Afirmou Tânia Rossato. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sidrolândia)