Sidrolandia
Adolescentes da Unei temporária voltam aos alojamentos reformados nesta terça
Record MS
13 de Setembro de 2010 - 13:50
Os internos que ocupam hoje a Unidade Educacional Temporária de Internação (Unei) antigo prédio da Colônia Penal Agrícola voltam amanhã (14) aos alojamentos reformados. O superintendente de Medidas Socioeducativas, Hilton Villasanti, visitou nesta manhã (13) as instalações da unidade e ressaltou o compromisso do Estado em oferecer um ambiente adequado para as ações de ressocialização colocadas em prática pelos servidores das medidas socioeducativas.
Atualmente 60 adolescentes cumprem medidas socioeducativas na unidade. Os jovens ocupam a Unei Temporária desde o dia 2 de agosto e ficarão no prédio durante o período que durarem as obras de reforma da Unei Dom Bosco. Os oito alojamentos da unidade temporária entregues nesta semana foram reformados após rebelião ocorrida no dia 3 de setembro.
Na última quinta-feira (9) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, também esteve na Unei e se reuniu com o servidores da unidade. Da reunião ficou acordada a instituição da Comissão Revisora da Rotina da Unidade Educacional de Internação Temporária Dom Bosco. De acordo com o superintendente Villasanti, a comissão serve para adequar a rotina dos adolescentes ao novo espaço provisório.
Nós como instituição devemos nos comprometer em oferecer a socioeducação e os adolescentes devem fazer a sua parte também, afirma Hilton Villasanti. O superintendente ressalta que o local está adequado para os jovens com as cinco salas de aula, cozinha terceirizada, espaço para atividade física e uma sala de informática para os adolescentes. Temos o cuidado de bem atender os reeducandos e os servidores. A gestão tem que ser feita desta maneira, através de um diálogo aberto, completa.
Segundo o presidente da Comissão Revisora da Rotina da Unei Temporária, Jair da Costa Carvalho, é importante a criação da comissão para que os jovens reeducandos tenham uma rotina adequada ao novo local que ocupam. Aqui a rotina tem que ser diferente porque o lugar é diferente e a comissão dá encaminhamento à essa rotina e dita o andamento dessas atividades, observa Carvalho que é inspetor de medidas socioeducativas da Unei.
É importante ter este diálogo aberto com o secretário e com a superintendência que têm nos ouvido e atendido na medida do possível, como aconteceu com a criação desta comissão, conclui carvalho.
A reforma da Unei temporária contemplou serviços de reboco, recuperação da laje, forro e camas, recolocação de portas e batentes, substituição de pias, revisão de toda a parte elétrica e hidráulica e pintura geral do prédio.