Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Agraer firma parcerias para o desenvolvimento da pecuária leiteira em Itaquiraí

Noticias MS

21 de Dezembro de 2010 - 16:39

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), a prefeitura municipal de Itaquirai e o Banco do Brasil reuniram-se no último dia 15 para discutir com associações, sindicatos, cooperativas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), empresas de assistência técnica e lideranças locais de agricultores familiares, um plano conjunto de ações em prol do desenvolvimento da pecuária leiteira do município com base no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do leite (DRS).

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador local da Agraer de Itaquirai, Paulo Machado Lobo, as principais reivindicações feitas pelos participantes da reunião foram a ampliação das ações já desenvolvidas pela Agraer e pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do município e o aumento no volume de crédito do Pronaf para a agricultura familiar local.

O engenheiro agrônomo, junto com o secretário de Agricultura de Itaquirai, José dos Santos Prior destacaram durante a reunião, os avanços conquistados pelos produtores de leite do município desde a implantação do DRS do Leite em 2007. Dentre os exemplos de sucesso destacados durante o encontro estão os quatro prêmios conquistados por produtores de leite de Itaquirai na última Feira do Leite realizada em Iguatemi e o aumento da produção de alguns produtores que passaram de uma média de três litros ao dia por animal para 12 litros ao dia, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias do município.

“Tanto a Agraer, quanto a Secretaria de Agricultura de Itaquirai vem desenvolvendo bons trabalhos a campo e melhorando, assim, a renda dos produtores de leite do município. Este tipo de parceria é importante, pois permite que as ações se concretizem de forma sincronizada, a partir de um planejamento conjunto”, conclui Lobo.