Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Agricultores de Dourados terão consultoria técnica gratuita

Os municípios foram selecionados de acordo com seu volume de produção de grãos, podendo expandir o programa para outras localidades, caso haja demanda.

Famasul

06 de Setembro de 2013 - 08:26

O programa de gestão econômica, social e ambiental, Soja Plus, abre 25 vagas para capacitação gratuita de agricultores do município de Dourados. Os produtores rurais inscritos terão orientações técnicas em sala de aula e nas propriedades, com a finalidade de garantir melhoria contínua na produção, gestão e comercialização da soja. A apresentação do programa aos interessados acontecerá na próxima quarta-feira (11), no sindicato rural de Dourados, às 19h.

Os municípios foram selecionados de acordo com seu volume de produção de grãos, podendo expandir o programa para outras localidades, caso haja demanda. Maracaju, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Brilhante, Laguna Carapã, Aral Moreira, Caarapó, Itaporã, Costa Rica, Navirai, Amambai e Sonora serão os primeiros beneficiados. Até a segunda quinzena de setembro todas as regiões terão recebido a apresentação dos detalhes referente ao Soja Plus.

Além de Dourados o programa Soja Plus atenderá produtores de outros 14 municípios de Mato Grosso do Sul, por meio da parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul).

Em cada municípios serão formadas 20 turmas com 25 agricultores. A primeira fase da qualificação do programa envolverá oito horas de instruções sobre saúde e segurança do trabalho em sala de aula. Na segunda etapa, em 2014, os produtores que receberem a capacitação também terão direito a consultorias técnicas gratuitas em suas propriedades, quando serão orientados quanto a legislação trabalhista rural (NR 31), normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos e outros assuntos relacionados ao rendimento da produção. Durante o período de consultoria os participantes receberão kits de placas de identificação, manuais e vídeos de orientação.

Os agricultores interessados devem buscar mais informações no Sindicato Rural do seu município ou diretamente na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).