Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Agricultores de São Gabriel participaram da 9ª Feira de Sementes Nativa

A já tradicional feira, em sua 9ª edição, busca resgatar a tradição do cultivo de produtos provenientes de sementes nativas e crioulas

Assessoria

16 de Julho de 2013 - 15:55

Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2013, a 9ª Feira de Sementes Nativas e Crioulas e de Produtos Agroecológicos de Juti-MS. O evento contou com a participação de integrantes de diferentes regiões de Mato Grosso do Sul e de outros estados, de São Gabriel do Oeste, estiveram presentes agricultores familiares do município, residentes nos assentamentos Itaqui, Patativa e Campanário.

A Comissão Pastoral da Terra – CPT mobilizou os agricultores e a caravana foi viabilizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.

A já tradicional feira, em sua 9ª edição, busca resgatar a tradição do cultivo de produtos provenientes de sementes nativas e crioulas, ou seja, aquelas que não possuem intervenção tecnológica para modificação de sua genética. Também se busca enfatizar os benefícios da saúde do homem e do próprio solo, incentivar a produção sem o uso de agrotóxicos, ou seja, a prática da agroecologia, que se faz valer do uso de defensivos naturais, bem como a utilização de adubos orgânicos.

O grupo, que foi o acompanhado pelo representante da Secretaria de Agricultura Ailto Roberson Seibert, visitou também uma propriedade que trabalha com o cultivo de produtos agroecológicos no Município de Dourados. Os agricultores familiares puderam conhecer os bons resultados de uma produção voltada para o baixo custo de produção, e os benefícios para a saúde de produtos provenientes desse tipo de cultura.

Na Feira, aconteceram várias palestras, dentre os quais: “Recuperação de áreas degradadas e produção de mudas de árvores nativas do cerrado”, “Educação Ambiental”, “Plantas Medicinais e Condimentares”, “Boas práticas para produção higiênica de leite”, dentre outros.

Os integrantes da caravana de agricultores que participaram dessa Feira de Sementes Nativas e Crioulas avaliaram positivamente o evento, destacando que os temas apresentados nas palestras e minicursos ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto contribuindo na melhoria da produção.