Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Agricultura familiar será destaque em Dia de Campo na Fundação MS

Tecnologias para horticultura, flores, folhagens e pecuária de leite serão repassadas a pequenos agricultores de oito municípios.

Grupo Sato

26 de Fevereiro de 2014 - 08:55

Nesta quinta-feira, 27, será realizado na Fundação MS, em Maracaju, mais um tradicional Dia de Campo, em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O evento começa a partir das 08h.

Desta vez, o assunto enfocado no evento será a agricultura familiar e contará com a participação de pequenos agricultores assentados das cidades de Paraíso das Águas, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina.

As palestras serão ministradas por 15 técnicos da Agraer. Os agricultores terão a oportunidade de visitar plots e conhecer algumas tecnologias utilizadas para a produção. No caso da horticultura, serão apresentados fertilizantes líquidos e o equipamento correto para a aplicação. Já para flores e folhagens, serão expostas variedades, suas características, utilização e comercialização.

Além disso, os participantes poderão conhecer melhor o “PAIS” (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Trata-se de uma tecnologia social que visa apoiar a implantação de hortas em formato circular em pequenas propriedades rurais, sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos, seguindo os princípios de produção sustentável.

Outro assunto discutido será a pecuária de leite. Nesta área, os visitantes receberão informações sobre a sanidade e higiene da ordenha, manejo intensivo de pastagem e novos conhecimentos sobre a combinação de cana e ureia, e coleção de forrageiras (gramíneas e leguminosas).

Além de conduzir a Mostra da Agricultura Familiar ao longo de todo o ano, apoiando e estimulando a participação dos pequenos agricultores nos eventos, a Fundação MS participará do dia de campo por meio de uma palestra institucional.

De acordo com o pesquisador da Fundação MS, Alex Melotto, os dias de campo são fundamentais para a difusão continuada do conhecimento, com foco nas tecnologias que estão sendo utilizadas na Mostra da Agricultura Familiar que há na Estação Experimental da instituição. “É importante que a informação seja repassada aos produtores o ano todo, e não somente no Showtec. Esses eventos específicos dão ao participante a oportunidade de ver as tecnologias com mais calma, interagindo com o pesquisador ou técnico”, conclui Melotto.

Serviço – O Dia de Campo da Agricultura Familiar será realizado no próximo dia 27, das 08h às 16h, na sede da Fundação MS, em Maracaju. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3318-5126.