Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Agricultura familiar também é agronegócio, diz Riedel

A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, durante o painel ‘Novos Rumos do Agronegócio Sustentável no Brasil

Famasul

26 de Outubro de 2013 - 09:20

Qualquer atividade agropecuária está inserida no agronegócio. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, durante o painel ‘Novos Rumos do Agronegócio Sustentável no Brasil’, integrante do I Fórum de Agronegócios, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), nesta sexta-feira (25), em Campo Grande.

 “Temos um mercado interno muito forte, para o qual são destinados 70% da nossa produção, então podemos retratar nossa realidade com o termo ‘agronegócio familiar’”, avaliou o dirigente, referindo-se à diferenciação da agricultura familiar em relação ao agronegócio. 

Na palestra, Riedel demonstrou que o crescimento do setor no Brasil demonstra sua característica sustentável. Pelos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos e fibras do País aumentou 237,9% entre as safras 1976/77 e 2011/12, passando de 46,9 milhões de toneladas para 158,5 milhões.

A área destinada ao plantio teve avanço menos expressivo, de apenas 36% no mesmo intervalo. "Os números comprovam que o setor através do uso de tecnologia avançada aumentou a produtividade em 149% durante os últimos 36 anos", afirma.

Na pecuária, a comparação é semelhante. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam que entre a década de 40 até 2006, a área dedicada à pastagem aumentou 80%, quando registrado avanço de 400% no efetivo bovino.

O fórum tem objetivo de debater o desenvolvimento do setor, difundir as melhores práticas do mercado brasileiro e proporcionar oportunidade de estratégias de parcerias. Além da sustentabilidade no agronegócio, o evento trouxe discussões sobre os desafios e as oportunidades de campo frente da demanda internacional por alimentos.

Depois da palestra, Riedel participou de uma mesa redonda mediada pelo jornalista Cadu Bortolot, juntamente com o diretor de Relacionamento com o Pecuarista do JBS, Eduardo Pedroso, e com o líder de Sustentabilidade e Negócios de Pastagem da Dow AgroSciences, Roberto Risolia. O evento aconteceu na manhã desta sexta, no Hotel Bahamas, e contou ainda com a presença do presidente da Associação de Criadores de Novilho Precoce, Alexandre Scaff; do gestor de Estratégia da Totvs, Sidnei Regi Júnior, e do superintendente estadual do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.