Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Água de poço em assentamento está contaminada

A análise considerou que a água é imprópria para consumo humano e põe em risco a saúde dos moradores

Campo Grande News

08 de Abril de 2011 - 07:29

Exames detectaram a presença de coliformes fecais na água consumida por moradores do assentamento Tamarineiro II, em Corumbá.

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou ao Incra (instituto de Colonização e Reforma Agrária) e às Secretarias de Saúde estadual e dos municípios de Corumbá e Ladário a realização de análise da água de cada um dos poços instalados nos assentamentos rurais da região.

Conforme a Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, há indícios de que a água, além de contaminada, seja calcária, o que colocaria em risco a saúde dos trabalhadores e de suas famílias.

Amostra coletada no assentamento Tamarineiro II e analisada pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) em 2008, já apresentava nível elevado de bactérias, inclusive de origem fecal. A análise considerou que a água é imprópria para consumo humano e põe em risco a saúde dos moradores.

Incra e secretarias de Saúde têm 20 dias para responder se acatam ou não a recomendação, apresentando cronograma conjunto das medidas a serem adotadas.

O MPF visou que adotará medidas judiciais se os órgãos não se posicionarem no prazo.