Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Alunos da rede estadual realizaram Exames de tipagem sanguínea

Para a Professora Ritinha, diretora da Escola, foi fundamental a parceria do município na realização dos exames

Jaime Mel

15 de Março de 2014 - 10:45

Uma parceria entre a prefeitura Municipal de Paranhos, através da secretaria de saúde, e a escola estadual Santiago Benites, proporcionou a realização de exames de tipagem sanguínea para cerca de 180 alunos.

Os exames foram realizados através de um planejamento da secretaria de saúde que disponibilizou uma equipe e as instalações do laboratório que fica no Hospital Municipal, a disposição dos alunos, nas manhãs de todos os sábados dos meses Fevereiro e março.

A Biomédica, Drª Fernanda Graziela da Silva que é também a responsável Técnica do Laboratório. Municipal de Paranhos que coordenou todos os trabalhos esteve juntamente com a sua equipe Técnica, Andriele da Silva Lovison (Enfermeira), Keyla Nicola Ratier (Farmacêutica) e Cleli Muller Tavares (Téc. de Enfermagem), representando a secretaria de saúde, na tarde desta sexta feira (14) em uma reunião de pais de alunos da Escola Santiago Benites, onde foram entregue aos mesmos os laudos dos exames realizados.

Para a Professora Ritinha, diretora da Escola, foi fundamental a parceria do município na realização dos exames:

“Queremos agradecer o Prefeito Júlio Cesar, pela prontidão em colocar a disposição a equipe da secretaria de saúde para realizar esses exames gratuitamente aos nossos alunos, agradecer também a equipe da saúde que trabalharam neste projeto, foram vários sábados coletando as amostras lá no laboratório, foi uma parceria realmente digna de elogios.” Comentou a diretora.

A Biomédica Fernanda falou um pouco sobre a importância do exame de tipagem sanguínea:

“Saber a qual grupo sanguíneo pertence, é uma informação muito importante sobre a própria saúde, pois em casos de necessidade de atendimento médico, a anamnese (perguntas realizadas pelo profissional de saúde ao paciente). Ex.: existência ou não de alergias a algum medicamento, qual o tipo sanguíneo e fator Rh que o acompanha. São muito importante e na maioria das vezes o paciente não sabe responde-las. Um grupo sanguíneo se baseia na presença ou ausência de duas proteínas, A e B, na superfície das hemácias e/ou eritrócitos (células vermelhas do sangue). Existem quatro combinações possíveis, ou seja, quatro grupos sanguíneos: Grupo A - apenas a proteína A está presente; Grupo B - apenas a proteína B está presente; Grupo AB - ambas as proteínas estão presentes e o Grupo O, onde nenhuma das proteínas está presente;” Explicou Fernanda, que detalhou ainda como foram realizados os Testes:

De acordo com a Biomédica os testes imuno-hematológicos para tipificação do grupo ABO e identificação do antígeno D, estão baseados na interação de antígenos presentes nas hemácias com anticorpos que reconhecem os respectivos antígenos. Esta interação pode ser visualizada macroscopicamente sob forma de aglutinação e para realização do teste utiliza-se amostra de sangue.

A técnica padronizada pelo Laboratório Municipal de Paranhos é a Técnica em Tubo, pois apresenta resultados confiáveis e boa reprodutibilidade.