Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Alunos de Jateí participam do Proerd kids na escola

No final do programa será realizada uma formatura onde os alunos (com a camiseta PROERD) receberão um diploma de conclusão do curso.

Valéria Batista

04 de Outubro de 2013 - 14:53

No município de Jateí o Comando do 16º BPM, iniciou no mês de setembro o Proerd Kids, uma nova modalidade do já consagrado Programa de Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

O projeto é aplicado aos alunos da Pré-Escola Giancarlos, direcionados apenas aos estudantes da sala Pré II, desenvolvido através de painéis ilustrativos, onde são abordados temas como: trânsito, segurança doméstica, drogas, bullying, amizades, entre outros contendo 20 lições. De maneira descontraída as terças (vespertino) e quartas-feiras (matutino) as crianças recebem ensinamentos ministrado pelos instrutores Sd PM Joseval e Sd PM Rogério do 16º BPM, com duração de aproximadamente três meses.

Além das problemáticas drogas e violência, este currículum introdutório aborda principalmente a segurança pessoal, como cuidados em casa, em vias públicas, noções de trânsito e não conversar com estranhos. Neste projeto, as crianças aprendem a se defender, enfrentar situações inusitadas e divertir-se de maneira segura. Existe uma expectativa do reencontro com esses alunos quando eles estiverem no 5º ano do ensino fundamental, já na pré-adolescência, quando receberão o PROERD tradicional, finalizando assim o ciclo iniciado na Pré-Escola II.

Como ressalta a diretora da educação infantil, Maria Raimunda Bezerra as orientações repassadas pelos profissionais durante os encontros, já estão surtindo bons efeitos no dia a dia das crianças, tanto na escola como em casa. “Além de aprender desde pequeno a lidar com diversas ocasiões inusitadas, se divertem de maneira segura e saudável”.

No final do programa será realizada uma formatura onde os alunos (com a camiseta PROERD) receberão um diploma de conclusão do curso. Nesta formatura são convidados os pais, professores e autoridades locais. A prefeitura na administração do prefeito Arilson Targino que é parceira do programa há cinco anos consecutivos com o PROERD tradicional, tem disponibilizado todo suporte necessário, incentivando os instrutores desenvolverem um trabalho de qualidade, através da Secretaria de Educação gerenciada por Eleni Felipe.