Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Alunos do Catarina de Abreu superam meta do IDEP e média estadual

Em quatro anos, o índice da escola aumentou 37,5%, saltou de 4,0 em 2009, para 5,5 do ano passado

Flávio Paes/Região News

08 de Setembro de 2014 - 15:33

A escola que teve o melhor índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação) em Sidrolândia foi a Escola Estadual Catarina de Abreu, cujos alunos atingiram média 5, 4, 2,58% acima da meta estabelecida para 2013 (4,3). Seus alunos do 5º ano obtiveram média 5,2, maior que a estadual deste grupo, que foi 4,1. Os do 9º ano alcançaram 4,1, quando a média estadual ficou em 3,7.

O Catarina de Abreu tem aproximadamente 800 alunos no ensino fundamental. Nos últimos anos passou por uma reformulação administrativa, depois de ficar quase um ano sob intervenção da Secretaria de Educação, que precedeu a um período turbulento, marcado por ações de vandalismo.

Estas mudanças, segundo o diretor Antonio Paiva, foram fundamentais para melhorar o aproveitamento dos alunos nas provas do IDEB. Em quatro anos, o índice da escola aumentou 37,5%, saltou de 4,0 em 2009, para 5,5 do ano passado.

"Está havendo maior envolvimento da comunidade escolar, abrangendo pais, alunos e os próprios funcionários. Há maior cobrança de disciplinar por parte dos alunos e comprometimento dos professores que são orientados  a só avançar o conteúdo quando de fato o aluno tiver assimilado a etapa anterior", destaca o diretor. Há aulas de reforço para os alunos com dificuldades, especialmente, de português e matemática.

O vandalismo foi inibido com apoio da comunidade que custeou câmeras de monitoramento ao custo de R$ 5 mil. "Recentemente houve um ato de vandalismo com a destruição de uma câmera. Identificamos o responsável e a família substituiu o equipamento", informa o diretor.