Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Ambulâncias do Samu em Dourados sem licença ficam paradas

Dourados Agora

17 de Fevereiro de 2011 - 17:55

Duas ambulâncias do Samu estão paradas na garagem do Hospital da Vida há pelo menos dois meses. Novas e adquiridas no início de dezembro, elas só podem circular pelas ruas de Dourados depois que tiverem autorização do Ministério da Saúde. Durante esta semana o Douradosagora recebeu ainda várias ligações de leitores informando que dois veículos do Samu estariam parados há cerca de dois anos.

Procurado pela reportagem o coordenador do Samu, Samir Araújo de Carvalho, esclareceu os dois pontos. O primeiro deles, que diz respeito a falta de documentação já teria sido solucionado. “Recebemos na última sexta-feira o Termo de Doação pelo Ministério da Saúde, e o documento já foi publivcado em Diário Oficial. Era o que faltava para fazer o emplacamento dos veículos e colocá-los a serviço da comunidade”, disse.

Samir acredita que o atraso dos documentos tenha sido motivado pela troca de ministros em janeiro e períodos de re-cesso. “O importante é que já estamos com as documentações em dia agora”, destacou.

Quanto as informações de que duas ambulâncias do Samu estariam paradas Samir desmente. “A política do Samu a nível nacional é de manter sempre três ambulâncias em atividades diárias e outras duas de reserva. Estas precisam ficar em resgargo para que em caso de catástrofes, ou situações emergenciais com maior número de vítimas, o Samu possa atender a demanda”, explica.

Segundo ele, com os novos veículos, o Samu conta agora com seis. As novas ambulâncias vão substituir duas antigas, que serão encaminhadas para manutenção. Uma delas se envolveu em um acidente em outubro e estaria precisando de reparos. Depous disso elas ficam de reserva como manda o projeto.

Samir acredita que no máximo até terça-feira da próxima semana, as duas novas ambulâncias já estejam funcionando nas ruas de Dourados. Por dia o samu atende em média 5 acidentes.