Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

André abrirá Aquário em outubro de 2014 e adia debate sobre gestão

No início do ano, no entanto, o governador alegou complexidade na construção do Aquário e adiou para 2014 a entrega do centro de pesquisa

Campo Grande News

24 de Setembro de 2013 - 10:35

O governador André Puccinelli (PMDB) planeja abrir para o público o Aquário do Pantanal dia 11 de outubro de 2014, quando Mato Grosso do Sul comemora aniversário de fundação. Ele revelou ainda que “tocarᔠa administração da atração até o final do mandato e deixará nas mais do sucessor a decisão de contratar ou não empresa para gerir o aquário.

“Até abril, a obra deve estar pronta, daí vamos equipar e tem ainda a quarentena para os peixes se adaptarem. Espero abrir no dia do aniversário do Estado”, disse André ao Campo Grande News. A previsão inicial era concluir o empreendimento em outubro deste ano.

No início do ano, no entanto, o governador alegou complexidade na construção do Aquário e adiou para 2014 a entrega do centro de pesquisa. A decisão também levou em conta adaptações no empreendimento, como a possibilidade de mergulhar nos aquários. A mudança também elevou de R$ 84,7 milhões para R$ 100 milhões o custo da obra.

Sobre a administração do aquário, André anunciou governá-lo nos três últimos meses de seu mandato. “Vou tocar e daria conta de tocar”, afirmou. “Não vou interferir em nada na gestão do sucessor e vou entregar tudo redondinho”, completou para reforçar não abrir licitação a fim de contratar empresa para administrar o espaço.

Questionado sobre as responsabilidades da administração, como, por exemplo, a contratação de profissionais para providenciar a limpeza, a alimentação e a recepção dos visitantes, o governador evitou dar detalhes e repetiu que “vamos dar conta”. Inicialmente, ele pensava em contratar empresa para gerir o aquário em parceria com universidades.

Atrações - Em seus 18 mil metros quadrados de área construída, equivalente a duas praças Belmar Fidalgo, o Aquário vai abrigar 24 tanques, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água, com 263 espécies de peixes, entre as pantaneiras de escama e couro. Os números superlativos lhe conferem o status de maior aquário de água doce do mundo.

No Parque das Nações Indígenas, a área construída vai ocupar 10 mil metros quadrados, incluindo, além dos aquários, laboratório, biblioteca e um espelho d’água na parte externa onde ficarão jacarés e plantas típicas da flora pantaneira. Serão aproximadamente sete mil animais em exposição, subdivididos em mais de 200 espécies, entre peixes, invertebrados, répteis e mamíferos.

Para visitar o aquário, o visitante deverá pagar entrada, mas o valor ainda não foi definido. O governador fez questão de adiantar destinar um dia e meio de visitas gratuitas a escolas do interior do Estado e da Capital. Para ele, o maior lucro do Estado está na apropriação da grife Pantanal.