Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

André diz estar confiante com resolução de conflito indígena em MS

André se reuniu na última sexta-feira (3) com Simone para avaliar todas as questões que serão discutidas em Brasília.

Campo Grande News

06 de Janeiro de 2014 - 13:54

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou antes de transferir administração para Simone Tebet (PMDB) que estava “confiante” com a resolução dos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul, já que agora só depende da liberação dos recursos do governo federal.

“O Estado fez a sua parte. Criou mecanismos, contribuiu para o entendimento e participará ativamente com este espírito da reunião que acontece na terça-feira com o Ministério da Justiça em Brasília”, afirmou ele.

Amanhã (7) acontece a reunião no Ministério da Justiça, onde terá a participação da governadora em exercício, Simone Tebet, a equipe técnica do governo estadual, além dos representantes dos povos indígenas e produtores rurais.

André se reuniu na última sexta-feira (3) com Simone para avaliar todas as questões que serão discutidas em Brasília. Entre elas a criação do Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas), que teve todas as mudanças realizadas para atender as exigências da União.

Ações – Após os conflitos por todo Estado que incidiram na vinda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Campo Grande, foi criada uma mesa deliberativa para se conduzir as negociações com ambas às partes.

Os prazos pedidos pela União terminaram em dezembro, portanto, a reunião de amanhã em Brasília terá a exigência do governo estadual para que seja encaminhada a solução para os impasses. Está sendo esperada a apresentação do cronograma de ações, assim como o recurso disponível para a aquisição das terras na fazenda Buriti, em Sidrolândia.