Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

André entrega 150 geladeiras do Eficiência Energética

Em Chapadão do Sul, foram 200 residências contempladas com troca de lâmpadas

MS Notícias

26 de Abril de 2011 - 08:09

Pela primeira vez o governador André Puccinelli entregou geladeiras do Programa de Eficiência Energética da Enersul no município de Chapadão do Sul. Ao todo 150 famílias foram beneficiadas com os equipamentos novos, mais econômicos e que substituem as geladeiras antigas dos favorecidos pelo programa. A entrega aconteceu na tarde de ontem (25) na Praça de Eventos do município.

“As empresas que vendem energia devem destinar pelo menos meio porcento de seus lucros com programas sociais e é por isso que estamos hoje aqui para entregar estas geladeiras pela primeira vez em Chapadão do Sul”, afirmou o governador André em seu discurso.

André lembrou ainda que o programa de Eficiência Energética já atingiu a marca de 9.694 geladeiras entregues e outras 113,4 mil lâmpadas econômicas. Foram beneficiadas 24,2 residências distribuídas em 104 bairros de 31 municípios sul-mato-grossenses. Em Chapadão do Sul, foram 200 residências contempladas com troca de lâmpadas, representando 1,4 mil substituições de luminárias incandescentes por modelos fluorescentes.

“Com estas geladeiras, além de terem o benefício de um equipamento novo para suas casas, estas famílias irão consumir oito vezes menos energia elétrica”, observou o prefeito do município, Jocelito Krug.

A nova geladeira vai significar uma vida mais confortável e com mais praticidade para a dona de casa e artesã Dejanira Catarina Pereira dos Santos, 33 anos. Mãe de dois filhos, Dejanira já está sem uma geladeira há seis meses, “perdi a minha queimada depois da queda de um raio. Fui para a escola e deixei a geladeira ligada na tomada. A sorte é que minha casa não pegou fogo”, explicou a artesão.

Ela agora conta com a solidariedade da mãe, que mora a três quadras de sua residência para utilizar um refrigerador. “Eu não podia nem aproveitar as promoções nos supermercados porque não tinha onde guardar os alimentos. Agora vai ficar ainda melhor, principalmente com o calor que faz aqui em Chapadão”, disse Dejanira que utilizava uma geladeira antiga com 15 anos de uso.

No município só foram beneficiados os consumidores inscritos no cadastro único do governo federal, com renda máxima de até meio salário mínimo por pessoa da família e que são atendidas com programa social federal.

A visita do governador André Puccinelli a Chapadão do Sul seguiu com visitas a obras e a inauguração da nova rodoviária do município. Acompanharam o governador a vice-governadora Simone Tebet, o secretário de Estado de Habitação Carlos Marun, deputados estaduais Diogo Tita e Paulo Corrêa e o senador Waldemir Moka.