Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Julho de 2024

Sidrolandia

André venceria disputa pelo governo no primeiro turno, segundo pesquisa do Ibrape

Segundo Ibrape/Correio do Estado, André possui 54% das intenções de voto, Zeca 37% e Nei Braga 1%

Capital News

27 de Julho de 2010 - 07:55

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública (Ibrape) mostra vantagem de 17 pontos para André Puccinelli (PMDB) em relação a José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT), na disputa pelo governo do Estado. O peemedebista aparece com 54% da preferência dos eleitores entrevistados e o petista com 37%. Nei Braga (PSOL), fica em terceiro, com 1%. Os que disseram votar em branco ou nulo somam 6%.

Os índices foram divulgados na edição de domingo (25) do Jornal Correio do Estado, de Campo Grande.

Foram ouvidas 1.119 pessoas com idades iguais ou acima de 16 anos, dos dias 15 a 18 de julho em 42 municípios de oito regiões do Estado (Capital, região norte, Vale do Ivinhema, Cone Sul, Grande Dourados, Bolsão e Pantanal). A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 96%.

Numa pesquisa espontânea – em que o eleitor fala o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem apresentação prévia de lista – André fica com 36% e Zeca com 22%.

Eleitores que ainda não definiram seu voto somam 40% na espontânea.

Quanto à rejeição, Zeca aparece com 32%, Nei Braga vem em segundo, com 21%, e André fecha o trio, com 19%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número 23.860/2010.

A pesquisa é encomendada pelo Correio do Estado, de propriedade de Antônio João, suplente de Delcídio do Amaral (PT) – aliado de Zeca – que queria permanecer na posição na disputa deste ano, mas foi impedido por decisão de seu então partido, o PTB, que apoia André. O também jornalista, desde então, rompeu politicamente com a diretoria estadual do PTB.