Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Após assassinato de irmãos, índios fazem manifesto em Aral Moreira

Na quinta, pela manhã, o representante do núcleo da FUNAI de Amambai, Jorge Pereira da Silva, esteve no Bairro Satélite e se reuniu com as famílias indígenas.

A Gazeta News

31 de Janeiro de 2014 - 09:29

Um grupo de indígenas da etnia guarani-kaiowá residentes no Bairro Satélite, em Aral Moreira, realizaram na quinta-feira (30), uma mobilização pacifica na sede do município de Aral Moreira.

Vestindo trajes típicos da cultura indígena o grupo percorreu algumas ruas da cidade, como forma de protestar a morte dos irmãos indígenas – ocorrido no último final de semana- e cobrar melhores acessos aos benefícios sociais disponibilizados pelo Governo Federal, por intermédio da FUNAI, as cerca de 82 famílias indígenas desaldeados que residem no referido bairro.

Em contato com a FUNAI em Ponta Porã, os indígenas cobraram a presença de um representante do órgão no bairro, a fim de buscar uma solução para os problemas das famílias.

Na quinta, pela manhã, o representante do núcleo da FUNAI de Amambai, Jorge Pereira da Silva, esteve no Bairro Satélite e se reuniu com as famílias indígenas.

Na ocasião, os indígenas fizeram diversas reivindicações ao representante da FUNAI, que segundo eles, é de suma importância e trará melhorias as famílias residentes naquela localidade.

Entre as solicitações feitas estão: providências dos órgãos indígenas (FUNAI e SESAI), maior preocupação dos órgãos municipais no sentido de promover e garantir mais segurança e acesso aos benefícios sociais do Governo Federal, entre outros.

Visando cobrar uma resposta dos órgãos competentes, foi realizada uma audiência no Ministério Público de Ponta Porã, com quatro representantes indígenas do bairro, visando formalizar as reivindicações da população indígena que residem no Bairro Satélite.

Assassinato

Os dois irmãos indígenas foram assassinados na noite do último sábado, 25 de janeiro, no Bairro Satélite, onde residiam com a mãe. Nilton Vargas, 25 anos, e Cezar Vargas, 24 anos, foram alvejados com vários tiros de pistola 9mm.

Segundo informações, os suspeitos estariam em uma motocicleta. O mais novo, Cezar Vargas, ainda chegou a ser socorrido com vida, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo ao dar entrada no Hospital Municipal.