Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Após solicitação do governador, ministério se compromete a realizar leilão de energia solar

De acordo com Jaime Verruck, a realização do leilão de energia solar é estratégica para Mato Grosso do Sul

Notícias MS

08 de Fevereiro de 2017 - 16:36

Na manhã desta quarta-feira (8), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck reuniu-se com o ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, em Brasília e protocolou pedido em nome do governador Reinaldo Azambuja para que o governo federal realize o leilão de energia solar fotovoltaica que foi cancelado no ano passado.

“O cancelamento desse leilão trouxe uma série de prejuízos e impactos negativos para a viabilização de investimentos em energia solar previstos para o Estado. Apresentamos a reivindicação do governador, que foi reforçada pelas empresas do setor e pelos deputados presentes. Saímos otimistas, pois o ministro se comprometeu em realizar o leilão até o final do primeiro semestre deste ano”, afirmou o secretário.

De acordo com Jaime Verruck, a realização do leilão de energia solar é estratégica para Mato Grosso do Sul. “Temos um grande empreendimento de energia solar a ser instalado nos municípios de Cassilândia e Aparecida do Taboado e que já se credenciou para participar do leilão. O ministro nos deixou otimistas, pois além de estabelecer um prazo, informou que irá estudar a possibilidade de realizar leilões regionais”, acrescentou. O encontro contou com a participação dos deputados federais Dagoberto Nogueira (PDT-MS), João Fernando Coutinho (PSB-PE) e de representantes das empresas Solatio Energia e Canadian Solar.

O secretário lembrou que as ações já realizadas pelo governo do Estado têm por objetivo transformar Mato Grosso do Sul em um polo de geração de energia limpa e renovável. “Nós avançamos de forma significativa com a simplificação de alguns procedimentos de licenciamento, isenção do ICMS e a sanção de leis que possibilitam o desenvolvimento de alternativas de energia no Estado. Estamos oferecendo condições competitivas para a mudança da matriz energética e acrescentando um elemento diferencial importante na vitrine internacional para a atração de investimentos”, afirmou.

Além de tratar da questão da energia solar fotovoltaica, o secretário Jaime Verruck entregou ao ministro Fernando Coelho ofício do governador Reinaldo Azambuja solicitando a retomada, com a máxima urgência, da obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), no município de Três Lagoas.